A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos ainda não tem data prevista para iniciar em Três Lagoas, em virtude do atraso no repasse das doses feitas pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) de Mato Grosso do Sul aos municípios.
A ação, geralmente realizada a partir do mês de agosto, ainda não ocorreu neste ano. De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) da cidade, Christóvam Tabox Bazan, a campanha seria iniciada em julho, devido ao surto da doença em duas cidades do Estado, Ladário e Corumbá. No entanto, esse surto comprometeu o estoque de vacinas na Secretaria de Saúde do Estado (SES) e as demais cidades foram prejudicadas. “Agora é preciso esperar o repasse do Ministério da Saúde à SES para que esta encaminhe, posteriormente, para os municípios”, explica.
Em nota à imprensa, a Secretaria de Saúde Municipal informou que as doses da vacina ainda não estão no município, devido ao atraso do repasse do Governo Federal aos Estados.
A previsão é que a remessa de onze mil doses chegue a Três Lagoas até o fim da primeira quinzena de setembro. Para o coordenador do CCZ, a demanda atende às necessidades de Três Lagoas. “A expectativa é que o dia ‘D’ ocorra no dia 19 deste mês e a campanha aconteça durante outubro inteiro”, acrescenta Bazan.
O Jornal do Povo entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado, mas não obteve resposta sobre a previsão do repasse das doses de vacina para os municípios até o fechamento desta edição.