Três Lagoas pode zerar o estoque da vacina contra a varicela, popularmente conhecida como “catapora”. Neste ano, foram enviadas apenas 340 doses pelo Ministério da Saúde e, deste quantitativo, já foram aplicados 338. Segundo comunicado do Governo Federal, não há previsão para a distribuição de novos lotes entre os municípios.
O governo alega que o laboratório britânico GlaxoSmithLinke (GSK), responsável pela fabricação da vacina, não está conseguindo atender a demanda de distribuição e adotou uma medida de racionamento na exportação das doses.
Nos anos de 2022 e 2023, a cobertura vacinal do imunizante bateu a meta estipulada, mas há o risco deste sucesso não se repetir em 2024, podendo provocar um aumento no número de casos. “A catapora é uma doença infecciosa e altamente virulenta. Quando começam os sintomas, é necessário o afastamento por, pelo menos, 15 dias, para que não haja transmissão. Em adultos, o quadro pode ser ainda mais agravante”, alerta a coordenadora da Central de Imunizações, Humberta Azambuja.
A vacina é aplicada em duas doses em crianças de 1 ano e 6 meses, com o reforço na faixa etária dos 4 anos. Profissionais da saúde também precisam se vacinar contra a doença.