Hoje completa 115 dias, que o novo prédio da Unidade Educacional de Internação (Unei) Tia Aurora de Três Lagoas foi inaugurado. O local continua sem funcionamento, devido a falta de funcionários e mobiliário. Na última terça-feira, 7, a unidade foi invadida por vândalos, mas nada foi levado.
Em vistoria de rotina dos funcionários da Unei foi constatado que o prédio havia sido invadido por vândalos, que quebraram o cadeado e desligaram as luzes, mas nada foi levado, porque não há equipamentos instalados em seu interior.
O funcionamento da nova unidade ainda não aconteceu por dois motivos: A mobília que já está adquirida encontra-se em Campo Grande, devendo ser transportada para Três Lagoas, mas ainda não foi definhada a data de quando chegara na Unei local. O outro empecilho para seu funcionamento é a falta de funcionários para o desenvolvimento das atividade cotidianas da unidade, uma vez que ainda não foi definido, se a contratação será dará por meio de concurso ou contrato de trabalho com base na CLT.
A unidade possui atualmente 25 agentes trabalhando, mas para atender a demanda da nova Unei, será preciso contratar em média de entre 35 a 40 novos colaboradores.
O prazo de 100 dias solicitado pela atual administração do governo do Mato Grosso do Sul, para ficar a par da situação do estado e definir como seria feita a contratação dos funcionários que precisam ser contratados, e o transporte do mobiliário de Campo Grande para Três Lagoas, venceu ontem, dia 10.
De acordo com o diretor da unidade João Batista Pinheiro, a resposta do governo deve sairem breve.
“Estamos em fase tratativa para definir os últimos detalhes para o funcionamento da nova unidade. Quanto à invasão do prédio, tomamos todas as medidas cabíveis, efetuando o Boletim de Ocorrência. E o caso está sendo investigado.”
CAPACIDADE
A nova unidade tem capacidade máxima para 70 internos, sendo 10 demedida provisória, e o restante 60 para internação, duas delas destinadas a internos portadores de deficiência física.
O prédio que abriga atualmente a Unei tem capacidade para 12 menores, mas no momento atende 16 adolescentes. Pinheiro esclareceu que “Abrigar mais internos do que a capacidade prisional, infelizmente é uma realidade do sistema brasileiro. Porém, com o funcionamento na nova unidade esse déficit será solucionado”.
Com investimento de aproximadamente de 7 milhões, distribuídos em 30 m², a nova Uneide Três Lagoas é a maior do estado e considerada uma das maiores do país. Pinheiro que sempre definiu uma data para funcionamento da unidade, preferiu não estabelecer prazos.