Hoje (1), o colunista Eberson Terra abordou um tema muito interessante na coluna CBN Carreiras. O feedback é uma ferramenta muito poderosa na relação entre líder e seus colaboradores. A ação pode promover grandes avanços, mas se feito de maneira errada pode prejudicar a motivação de toda a equipe.
O feedback é um método de gestão de pessoas que permite ao colaborador conhecer seus erros e se preparar para evitá-los no futuro. O líder que utiliza essa prática busca situações que aconteceram no passado para explicar em detalhes os efeitos ruins daquela atitude, dando a chance para o profissional que recebe o feedback de repensar o que aconteceu e assim tentar aprender com seus próprios erros.
Eberson dá dicas de como fazer um feedback corretamente. “Primeiro a gente precisa lembrar que feedback não é apenas aqueles negativos. O feedback positivo, aquele que o líder resgata uma boa ação do funcionário para mostrar como ele agiu corretamente é extremamente importante para balancear o feedback e não ser apenas puxão de orelha. Por isso a primeira etapa é o líder criar um roteiro e listar objetivamente todos os acontecimentos desde o último feedback que valem a pena serem citados, bons e ruins. A segunda etapa de preparação é treinar o que vai falar, para evitar palavras que possam ofender ou deixar o seu funcionário desconfortável. O feedback precisa ajudar a criar mais confiança entre as partes e não afastá-las”, explica.
Confira a coluna na íntegra: