Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Feriadão prolongado pode aumentar número de faltosos no segundo turno

No primeiro turno, em Três Lagoas, 22% dos eleitores não votaram

Juiz Eleitoral Rogério Ursi Ventura convoca eleitores para o segundo turno  - Elias Dias/JP
Juiz Eleitoral Rogério Ursi Ventura convoca eleitores para o segundo turno - Elias Dias/JP

O número de eleitores faltosos no primeiro turno foi grande em Três Lagoas, bem como em todo o Estado e no país. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, em Três Lagoas, 22,09% dos eleitores não compareceram nas sessões eleitorais para votar  no dia 5 de outubro. A preocupação da Justiça Eleitoral é de que esse número aumente ainda mais no segundo turno devido ao feriado prolongado da próxima semana.

 Ao todo, 72.663 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano, em Três Lagoas. Entretanto, no primeiro turno, 16.054 não compareceram. O número de votantes no município foi de 56.609 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Três Lagoas, 4.299 eleitores votaram em branco (7,59%) e 2.211 pessoas anularam o voto.

Em todo o Mato Grosso do Sul, o número de eleitores faltosos foi ainda maior, 373.191 pessoas deixaram de comparecer, o equivalente a 20,53% do eleitorado do Estado. O número de votos em branco em Mato Grosso do Sul foi de 62.041 votos e 60.430 eleitores anularam o voto. No país, 27,6 milhões de eleitores se abstiveram de votar.

Em razão do grande número de eleitores que deixaram de votar no dia 5 de outubro e devido ao feriadão prolongado da próxima semana, quando será comemorado o Dia do Servidor em 28 de outubro, na próxima terça-feira, a Justiça Eleitoral orientou os juízes eleitorais para convocarem a população à votar no segundo turno das eleições para presidente da República e Governador. Na tarde de ontem, o juiz eleitoral Rogério Ursi Ventura, em entrevista coletiva concedida para a imprensa fez um apelo para que os eleitores não deixassem de comparecer às urnas no próximo domingo. “O direito ao voto é o meio mais claro da manifestação da democracia direta, É uma das poucas oportunidades que o eleitor tem de poder revelar o seu desejo com a situação que está e com o seu futuro”, destacou.

O magistrado orientou aos eleitores que pretendem viajar que, primeiro exerçam o seu ato de cidadania, comparecendo às urnas e escolhendo os seus representantes. “Seria interessante que essas pessoas votassem cedo, e depois viajassem”, orientou.

Ainda de acordo com o Rogério Ursi Ventura, os dados dos candidatos que disputam o segundo turno  já foram inseridos nas urnas eletrônicas, as quais já começaram a ser entregues aos presidentes das sessões. “Está tudo preparado. Esperamos que o processo eleitoral ocorra dentro da tranquilidade e normalidade, assim como ocorreu no primeiro turno”, ressaltou.

Segundo o magistrado, os locais de votação para esse segundo turno serão os mesmos do dia 5 de outubro. Em relação a justificativa de votos, ele disse que poderá ser feita em qualquer seção eleitoral. Entretanto, para facilitar, haverá pessoas voluntárias da Justiça Eleitoral orientando e preenchendo os formulários de justificativa de voto para quem é de outro Estado.