Enquanto o governo federal anuncia a construção de uma nova ferrovia, inclusive com um ramal que passará por Três Lagoas, a atual malha ferroviária sob a concessão da ALL/Rumo, no trecho entre o município até Corumbá, segue desativado.
Segundo o representante do Sindicato dos Ferroviários, Roberval Duarte Praça, somente em Mato Grosso Sul são 1.200 quilômetros de ferrovia estão desativados, o que já culminou com mais de 350 demissões.
O sindicato, segundo ele, não é contra essa nova ferrovia, no entanto, entende que é preciso investir na malha existente. “Temos que ter mais ferrovias, mas entendemos que é preciso manter o que temos. O que nos entristece é saber que mal se cuida da ferrovia centenária, que está ai abandonada, agora lançam mais uma ferrovia”, comentou.
De acordo com o sindicalista, esse traçado da ferrovia Norte- Sul que passará por Três Lagoas é importante para a exportação dos produtos produzidos nas indústrias instaladas no município. “Temos que ter políticas importantes, não só para as exportações, mas para o transporte de carga de um modo geral, com o intuito de aliviar o trânsito. Cito como exemplo, a rodovia que liga Três Lagoas a Campo Grande, que está saturada e trás um custo muito alto para o transporte, encarecendo, inclusive os produtos, sem contar os perigos dos acidentes”, observou.
INVESTIMENTOS
No final do ano passado, a Rumo/ALL anunciou que planejava investir R$ 1,9 bilhão na ferrovia em Mato Grosso do Sul. Mas, para garantir esse investimento na malha ferroviária, queria a ampliação do prazo de concessão, licenciamentos ambientais e autorização para retificação de traçado. Essas reivindicações constam nos estudos de viabilização da malha ferroviária sul-mato-grossense apresentados pela empresa ao governo Federal.
O governador Reinaldo Azambuja, por sua vez, se colocou a disposição para conversar com representantes da ANTT e da Rumo/ALL , afim de evitar a desativação da ferrovia atual. Algumas reuniões foram realizadas, mas sem definição do que será feito.
NOVA FERROVIA
A obra da Ferrovia Norte- Sul foi orçada em R$ 9,4 bilhões no decorrer dos 35 anos de concessão. Somente o trecho que chegará a Três Lagoas foi orçado em R$ 2,3 bilhões. A maior parte dos investimentos que deve ser feito na ferrovia pela empresa vencedora da licitação, será aplicada na aquisição de vagões. Pela concessão, com esse trecho, o governo federal pretende arrecadar R$ 61,4 milhões.