A tradicional festa em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado em 12 de outubro, começa a ser organizada pelos católicos e devotos da santa, em Três Lagoas.
O padre da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Júlio Silva, explicou como irá acontecer as celebrações neste ano. De acordo com o pároco, a festa da padroeira do Brasil acontece em duas dimensões: a religiosa e a social. Na religiosa, os fiéis poderão participar da novena que vai de 3 a 11 de outubro. “O terço começa às 18h30 e finaliza com a santa missa às 19h”, explicou o padre Júlio.
Ainda de acordo com ele, cada dia da novena um padre da Diocese de Três Lagoas irá celebrar o terço e a Santa Missa. O grande dia solene será 12 de outubro quando é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida. Devido a pandemia provocado pelo novo Coronavírus, as missas solenes foram dividas em seis horários distintos, para evitar aglomerações. “Antes a grande concentração dos devotos de Nossa Senhora Aparecida acontecia no ginásio Cacilda Acre Rocha, mas ainda não é o momento de aglomerações, e nós seguimos à risca os protocolos e as leis municipais. Então, as missas no dia 12 acontecem de duas em duas horas, iniciando às 6h da manhã,” explicou o pároco.
Já as festividades no cunho social acontecem com dois leilões. O primeiro no dia 2 de outubro com o leilão de animais que será transmitido nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No dia nove acontece o segundo leilão com utensílios domésticos, artesanatos e pratos de alimentos. “Quero lembrar que todas as doações são bem vindas, e que todo dinheiro arrecadado será para custear as despesas da igreja”, afirmou padre Júlio. A tradicional quermesse acontece nos dias 10, 11 e 12 de outubro com pratos típicos, onde as pessoas podem consumir no local ou se preferir podem pegar no sistema drive-thru.