Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Fibria apresenta projetos sociais e culturais durante a 36ª Expotrês

Empresa apoia 22 projetos em cinco municípios nas áreas de educação, cultura e esporte

Até o dia 16 de junho a Fibria estará com um estande na 36ª Exposição Agropecuária de Três Lagoas (Expotrês), onde apresentará os projetos e programas socioeconômicos e culturais apoiados pela empresa em Mato Grosso do Sul.

Durante a Expotrês apicultores do Programa Colmeias e agricultores parceiros no Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), farão exposição dos alimentos produzidos nas comunidades participantes dos programas.


Alunos do projeto Arte no Bairro, desenvolvido no bairro Guanabara, farão demonstrações da pintura a óleo sobre a placa de celulose, arte pioneira desenvolvida pela artista plástica Nilva Barroso. “Os alunos pintarão as telas no estande durante os cinco dias, e no dia 16 nós iremos presentear algumas pessoas que visitaram o estande com as telas criadas pelos alunos”, disse Nilva, que é coordenadora do projeto.


Quem visitar o estande também poderá assistir os alunos que fazem parte do projeto Musicando Talentos, desenvolvido no Bairro Jupiá, realizando demonstrações do aprendizado que recebem durante as aulas de violão que iniciaram há três meses.


Além dos projetos sociais o estande também possui um infográfico que explica o processo de produção da celulose e os visitantes poderão observar amostras, desde cavacos de eucalipto até a celulose, que ilustram algumas fases descritas no infográfico.


DESFILE
Durante o desfilo cívico em comemoração aos 98 anos de Três Lagoas, uma apresentação, realizada com placas de celulose na ala da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, prestará homenagem à cidade.


Durante o ano de 2013 a empresa apoiará o desenvolvimento de 22 projetos e programas nos municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria, Ribas do Rio do Pardo e Água Clara, o que representa um investimento superior a R$ 6.5 milhões até 2014.  


Como um dos principais processos de engajamento e estratégia da Fibria está o Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), que busca promover o desenvolvimento local através do fortalecimento das associações comunitárias e suas redes, em apoio à suas cadeias produtivas através da capacitação das comunidades. Atualmente 600 famílias participam do PDRT em sete assentamentos nas localidades de Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria.


Em outra linha de investimento estão os projetos Redes para o Desenvolvimento Sustentável (ReDes), uma parceira entre o Instituto Votorantim e o BNDES. Estes projetos têm como objetivo implementar projetos de geração de trabalho e renda, por meio do fomento de cadeias produtivas e qualificação profissional. 


Em Três Lagoas e Brasilândia são ao todo cinco projetos do ReDes iniciados em 2013 somando um investimento de mais de R$ 4 milhões beneficiando mais de 700 famílias até 2014. Este ano foi iniciado o processo de engajamento Plano de Sustentabilidade OFAIE (PSO), comunidade indígena localizada em Brasilândia.