O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (fiems), Sério Marcolino Longen, reuniu-se com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MS), Ricardo Geraldo Monteiro Zandona, na noite de quinta-feira (29). Na pauta da reunião, a questão da manutenção do emprego para os trabalhadores da indústria de Mato Grosso do Sul, frente à crise financeira mundial.
Ficou acertado que, na segunda-feira (2), haverá um encontro na sede do TRT, reunindo representantes da Fiems e Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Campo Grande e Região, para tratar da proposta de redução de jornada de trabalho, entre outros pontos.
“Acho possível a construção de um modelo de ajustes entre os trabalhadores e os empresários. Considero como o melhor caminho para que possamos conciliar os interesses, diante das dificuldades impostas pela crise financeira,” adiantou o presidente do TRT.
Já o presidente da Fiems considera que este é o momento certo para o diálogo e o entendimento entre as empresas e as diversas categorias dos trabalhadores.
“Apresentamos nossa primeira proposta ao Sindicato da Alimentação e queremos extrair desta negociação um modelo que possa ser discutido com as outras categorias,” anunciou Longen.
Na avaliação do presidente da Fiems, a disposição do desembargador Ricardo Zandona será fundamental para que, tanto empresários quanto trabalhadores, cheguem a um consenso possível de ser praticado. “A crise nos impõe a todos muitos desafios e para vencê-los precisamos de muito equilíbrio e união de forças,” disse.