Veículos de Comunicação

Três Lagoas

FIEMS inicia construção do Instituto de Biomassa de Três Lagoas

Empresa prevê contratar 100 pessoas para trabalhar na construção

Instituto será construído aproveitando a estrutura das oficinas da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil  - Elias Dias/JP
Instituto será construído aproveitando a estrutura das oficinas da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil - Elias Dias/JP

As obras do Instituto Senai de Inovação- Biomassa (ISI Biomassa), que será construído em Três Lagoas, na área das antigas Oficinas da NOB no bairro de Santa Luzia, começaram na semana passada. A empresa VBC Engenharia, inclusive está contratando trabalhadores para a obra. Ontem, várias pessoas compareceram em frente ao canteiro de obras para a realização das entrevistas. Entre elas, estavam alguns haitianos que residem na cidade.

Segundo o engenheiro da obra, Adrian Wilian Basso Mallmann, a empresa vai contratar neste início 100 pessoas, podendo chegar a 150 trabalhadores no pico da construção. O Instituto Senai de Biomassa custará R$ 21, 6 milhões e deverá ser construído no prazo de 20 meses a contar deste mês de janeiro.

O ISI Biomassa será construído em uma área de cinco mil m²,onde funcionava até pouco tempo atrás, o Departamento de Obras e Serviços (DOS) e aproveitará a estrutura das oficinas da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) que era encarregada da manutenção de locomotivas desde os tempos das Marias-Fumaças e vagões de passageiros e transportes de carga. No local, também está sendo construída pela mesma empresa a nova escola do Sesi, onde trabalham cerca de 100 pessoas.Com essas duas obras, a construção civil que demitiu quase seis mil pessoas no ano passado,  volta a gerar novos empregos em Três Lagoas.

De acordo com o engenheiro civil da empresa, os trabalhadores que já foram contratados estão realizando a limpeza do canteiro e fazendo a demolição da estrutura de madeira que estava deteriorada pelo tempo para em seguida ser feita as demarcações onde o prédio deverá ser construído. A estrutura externa do barracão será aproveitada para respeitar as linhas arquitetônicas do prédio que está tombado como patrimônio histórico do município.

INSTITUTO

O Instituto Senai de Inovação- Biomassa contará com laboratório de processos químicos, áreas de preparação de matérias-primas, sala de avaliação de resíduos, sala de concentração de amostras, laboratório químico e instrumental-infravermelho, cromatografia líquida e gasosa, plasma e absorção atômica, laboratório de microbiologia, laboratório bioquímico, sala de treinamento, depósito, almoxarifado, biblioteca virtual, recepção, sala de materiais, quatro plantas piloto, biorrefinaria, incubadora e áreas de apoio, recepção, sala multiuso e sala de vídeo conferência.

O ISI Biomassa vai atuar na parte de inovação tecnológica, desenvolvendo pesquisas científicas aplicadas na área de biomassa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores. O Instituto será um forte aliado das empresas no desenvolvimento integrado na área de biomassa. Segundo a Fiems, a pretensão é a de atender os setores da indústria e as demandas específicas de cada região do país em áreas, tais como: energias renováveis, cosméticos, fármacos e fármacos veterinários, bem como alimentos para animais com combinação de biomassa para rações, química fina e resíduos industriais.

O instituto em parceria com o Programa Ciências Sem Fronteira do CNPq irá proporcionar a qualificação dos pesquisadores para gerar conhecimento, além de desenvolver tecnologias inovadoras que atendam às necessidades atuais e futuras da indústria. O ISI Biomassa será o primeiro a ser construído no Brasil e servirá de referência nacional. O instituto faz parte do Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, lançado em abril do de 2013.

PESQUISA

Embora não esteja com sua sede pronta em Três Lagoas, o Instituto Senai de Biomassa, já iniciou três pesquisas nessa área. O trabalho começou em Campo Grande, onde três pesquisadores já estão desenvolvendo estudos dentro das universidades. A previsão é de que ainda no início deste ano, os pesquisadores estejam em Três Lagoas iniciando as pesquisas no município. Embora, esteja construído em Três Lagoas, o instituto atenderá Mato Grosso do Sul e os demais estados brasileiros no desenvolvimento da área de biomassa para o setor empresarial.