Mais de mil crianças aguardam por uma vaga em Centros de Educação Infantil (CEIs), na cidade de Três Lagoas. Conforme levantamento obtido pelo Jornal do Povo, a demanda é do berçário – de 0 a 3 anos – o que tem dificultado a vida dos pais que não têm onde deixar os filhos para trabalhar, por exemplo. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), a longa fila se arrasta desde a gestão anterior e o número total de crianças que ainda aguardam pela vaga é de 1.014.
Atualmente o município conta com 17 CEIs em funcionamento para atender os alunos e, segundo a pasta, foram oferecidas este ano 3.190 vagas ao passo que 2.176 matrículas foram efetivadas e 31,7% desse total ainda aguardam na fila. Para tentar minimizar o problema, a Secretaria de Educação busca agilizar obras de reforma e ampliação em diversas unidades, como os CEIs Nossa Senhora Aparecida, Lilian Márcia e Olga Salati, com o objetivo de abrir 300 novas vagas até o mês de maio.
Também está prevista a construção de dois novos CEIs ainda em 2018, conforme o órgão, sendo um no Jardim das Flores e outro no Jardim das Acácias. “Temos como prioridade atender, da melhor forma possível, todos os pais dos alunos que tem procurado por vagas. Mas, é uma problemática que se arrasta por algum tempo e vem diminuindo a cada ano”, concluiu a secretária de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros.