As noites de quinta e sexta-feira foram marcadas por verdadeiros espetáculos para os apreciadores de um dos esportes mais antigos do mundo: os rodeios. Três Lagoas sedia o 2º Rodeio Fest, evento que reúne mais 40 peões de todo o Brasil e até campeões consagrados em eventos internacionais. “Nesses dois primeiros dias dividimos as montarias em duas turmas; na quinta foi com 31 participações e na sexta com 30 peões. Isso foi para dar oportunidade para todos os montadores participarem, já que são muitos que vieram para esse circuito. A partir de hoje, começa a classificação para final que acontece amanhã”, aponta Cláudio Ribeiro, apoio de organização do evento.
Três Lagoas
Final de rodeio acontece neste domingo
Evento fechará circuito de quatro dias com a participação de mais de 40 peões e show de Eduardo Costa
Os peões são de vários Estados e alguns vieram de muito longe, como do Acre. “Temos a participação inclusive do campeão de Barretos de 2010, Thiago Diogo e de Walice Vieira, representante da nossa categoria nos Estados Unidos em 2011. O Rodeio aqui de Três Lagoas está um verdadeiro espetáculo”. Um dos peões que está neste circuito é Edson Augusto da Silva, de 23 anos. Natural de Pilar do Sul(SP), há três anos ele pratica o esporte, chegando a ser campeão em um campeonato em Itapuí. “Eu cresci em sítio então desde criança, eu tenho esse desejo de manter contato com o gado. Para mim, não existe emoção maior que estar em cima de um touro. É pura adrenalina”, diz o peão, que ganha a vida como mecânica de uma grande concessionário nacional.
O evento que acontece dentro do Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza, conta com a distribuição de 14 barracas com diversas opções de refeição para o público.
São lanches, pastéis, crepes, espetinhos, bebidas e drinks diferenciados, além de artesanatos e bijuterias. João Jorge é dos comerciantes que veio de Osvaldo Cruz, interior de São Paulo para vender espetinhos durante os rodeios. Ele espera que em quatro dias de evento, um resultado de R$ 4 milem vendas. “Creio que devo vender uma média de 1,2 mil espetinhos durante todo o evento”.
Os peões são os grandes destaques dos rodeios.Dentro do esporte ainda existe outro participante fundamental para segurança dos montadores: os salva-vidas. Conhecidos anteriormente como palhaços, eles são responsáveis por distraírem os touros após a queda do peão. Lucas Teodoro trabalha com essa profissão há nove anos. Em dezembro de 2012, foi para os Estados Unidos, onde aprendeu novas técnicas de salva-vidas. “Fiquei três meses naquele país e aprendi muitas coisas sobre este trabalho. Mas o mais importante foi a reflexão sobre a vida dos peões que estão em jogo e também o respeito com os touros. Lá, os rodeios estão em nível mais avançado profissionalmente”, reflete.
REBANHO
Assim como os peões, os touros também são as principais estrelas dos rodeios e não poderia ser diferente no 2º Rodeio Fest. Ainda segundo Cláudio Ribeiro, neste evento estão cinco boiadas de espécies diferenciadas,totalizando de 40 touros. Foram disponibilizados nove currais para hospedar no máximo, três touros em cada um deles. Cada touro pesa em média uma tonelada e em alguns casos, chegam a valer até R$ 1 milhão de Reais.
ATRAÇÕES
Neste sábado a apresentação é da dupla Victor e Matheus. Já no domingo quem sobe no placo é o cantor Eduardo Costa. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Menos de 16 anos somente entrarão acompanhados dos pais.