Nesta terça-feira (15) o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul (Fiocruz-MS), lançou o programa educacional VigiEpidemia, que tem como objetivo buscar respostas rápidas para o enfrentamento de emergências no âmbito da saúde.
O curso foi lançado pelo canal do Youtube da Fundação e tem um contexto de circulação tripla de vírus: da Covid-19, do influenza H3N2 e da dengue. A iniciativa busca atingir profissionais do Sistema Único de Saúde (Sus), trabalhadores da saúde, gestores, estudantes e interessados.
O programa é gratuito e as aulas serão disponibilizadas de forma independente, dando a liberade para os interessados escolherem qual ou quais módulos desejam fazer. Após a conclusão dos módulos, é feita uma avaliação do aluno, que posteriormente ganhará acesso ao seu certificado.
São fornecidos diversos materias para a execução do curso, como e-books, podcast e vídeoaulas, além de permitir que o aluno tire dúvidas com especialistas da área.
Aqueles que finalizarem os quatro módulos terão a possibilidade de se candidatarem a outros dois módulos com tutoria, que permitirão o recebimento de certificado de especialização. As chamadas públicas para a especialização terão criterios pré-definidos e vagas limitadas, por isso é importante ficar atento.
Para os interessados no programa, basta acessar o site da Fiocruz e fazer a inscrição.