Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Fiscais notificam mais de 2,5 mil donos de terrenos baldios

Mais de 230 notificações já foram transformadas em multas pela Prefeitura de Três Lagoas

Mesmo com notificações, volume de terrenos baldios ainda é alto na cidade - Elias Dias
Mesmo com notificações, volume de terrenos baldios ainda é alto na cidade - Elias Dias

De fevereiro deste ano, até ontem, a prefeitura  notificou mais de 2.500 proprietários de terrenos baldios e sujos em Três Lagoas. Desse total, 1.700 proprietários receberam a notificação pelos Correios, cerca de 550 notificações retornaram. Segundo o diretor do Setor de Fiscalização da prefeitura, Rodrigo Pelho Rizzo, as notificações retornaram em porque o proprietário não foi localizado. Entretanto, informa que a prefeitura deve fazer a notificação genérica dos proprietários destes imóveis para providenciem a limpeza dos terrenos baldios ou pagarem a multa.

Das 1.700 notificações, 232 geraram multas que foram encaminhadas para o Setor de Tributação providenciar a cobrança. Proprietários que receberam o aviso recorreram alegando que limparam seus imóveis. “Nesses casos, quando o proprietário providencia a limpeza, recorre para justificar”, comentou. Segundo o diretor, as notificações, no entanto, não param por ai. “Já temos cerca quatro mil notificações. Dessas, mais de mil estão sendo digitadas para que possamos encaminhar aos Correios fazer a entrega”, adiantou.

No final do ano passado, o Departamento de Fiscalização da prefeitura realizou um levantamento e constatou a existência de aproximadamente seis mil terrenos baldios sujos na cidade. Diante disso, a partir de fevereiro deste ano, iniciou o processo de notificação e multa aos proprietários desses terrenos baldios.

De acordo com Rodrigo, após a notificação, o proprietário tem um prazo de 30 dias para providenciar a limpeza. Caso isso não aconteça, a prefeitura aplica a multa, no valor de aproximadamente R$ 350. Rodrigo informou que, as pessoas com reclamações de terrenos baldios, podem entrar em contato com o Setor de Fiscalização para fazer suas denuncias.