O objetivo do fisiculturismo é buscar a melhor formação muscular do praticante, utilizando a musculação como base. Os atletas buscam volume muscular e definição, de forma que um complemente o outro.
Como todo esporte, o fisiculturismo exige acompanhamento de um profissional, para orientar e acompanhar o desenvolvimento corporal do atleta. Ronald Barbosa é educador físico e acompanha atletas de fisiculturismo. O profissional ressalta que para seguir nesse esporte é necessário se dedicar 24 horas por dia.
Luiz Fernando Marçal malha há 5 anos, e mudou não só os treinos, mas todo o estilo de vida, principalmente a rotina alimentar. Ele participou da Copa Athletica de Fisiculturismo da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, que aconteceu na capital sul-mato-grossense, em março deste ano. Luiz conquistou dois troféus na competição.
Para ser considerado o melhor no campeonato, é preciso manter variações de posturas corporais, contraindo os músculos em vários ângulos afim de obter o melhor desenho possível dos músculos, com harmonia corporal.