Foliões que passam pelo Carnalegria 2015 realizado no espaço Arena Mix, em Três Lagoas, estão recebendo orientações e preservativos masculinos e femininos. A festa teve início neste sábado, 14 e vai até terça-feira, 17.
Nas noites de bailes a unidade itinerante do Programa DST/AIDS/HV permanece atendendo o público.
Serão distribuídos no total, neste período de carnaval, 40 mil preservativos.
No domingo, 15, durante o Desfile das Escolas de Samba, na avenida Rosário Congro, a partir das 19h, também serão distribuídos preservativos e materiais de orientação e educação.
Nos dias de Carnaval os técnicos do programa percorrerão clubes e bares em geral da cidade com o intuito de orientar a população sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e a importância do uso do preservativo.
O objetivo é o aumento do foco estratégico em ambientes e populações prioritárias para acelerar a expansão do tratamento.
CASOS
Somente em 2014, foram registrados 48 novos casos de Aids em Três Lagoas e as faixas etárias mais atingidas são as de 14 a 24 anos.
BRASIL
Em todo o país o número de casos de Aids aumentou 40% de 2006 até agora, entre as idades de 15 a 24 anos. A pesquisa é do Ministério da Saúde, que faz frequentes campanhas para o uso da camisinha e para o exame que detecta a doença.
Nos últimos anos a campanha de carnaval de estimulo do uso do preservativo nestas datas, se tornou uma fundamental estratégia do Ministério da Saúde ao uso do Preservativo para o enfrentamento do HIV/Aids.