O temporal que atingiu Mato Grosso do Sul nessa quinta-feira (20) provocou estragos na rede elétrica de diversos municípios devido à queda de postes, árvores, galhos e objetos que foram lançados sobre a fiação. Para lidar com os danos e ocorrências em mudanças climáticas drásticas, a concessionária de energia do estado contou com um plano de contingência e, até a manhã desta sexta-feira (21), a situação de 84% dos clientes já havia sido normalizada.
De acordo com dados do Netclima, em Campo Grande, Aquidauana, Jardim e Paranaíba, Ribas do Rio Pardo e Terenos, a velocidade dos ventos ultrapassou 90km/h e foram registradas mais de 618 mil descargas atmosféricas no dia de ontem.
Durante a tempestade, a Energisa/MS reforçou significativamente o número de equipes em campo para atender as ocorrências de falta de energia na Capital e interior do estado. Os trabalhos duraram toda a madrugada e seguem de forma ininterrupta até que o restabelecimento do sistema seja concluído em toda a rede afetada.
Em nota, A Energisa esclareceu que "O atendimento aos clientes segue por ordem de prioridade em situações que coloquem a segurança da comunidade em risco, bem como aos hospitais e unidades de saúde, com apoio na logística para abastecimento dos geradores. Além disso, é priorizado o atendimento aocliente sobrevida, ou seja, pessoa que necessita de algum equipamento vital para sobrevivência".
Serviço
Para evitar congestionamento no 0800, a concessionária aumentou a capacidade de atendimento nos canais de comunicação para dar vazão às demandas. A Energisa reforça à população para manter distância e não fazer qualquer intervenção na rede sozinho, nem se aproximar de cabos partidos, postes danificados, além de orientar os consumidores a priorizarem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular.