Cerca de 1,5 mil empresários da cidade e região são esperados na próxima semana em Três Lagoas. O encontro deve-se ao Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Costa Leste, promovido pelo Serviço Brasileirode Apoio às Micro e Pequenas Indústrias (Sebrae) do município nos dias 22 e 23 desse mês (quinta e sexta-feira próximas). O evento foi apresentado à classe empresarial de Três Lagoas na última quinta-feira, quando aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas (Ace/TL), o “Café com mais Energia”.
Três Lagoas
Fórum de Desenvolvimento deve reunir 1,5 mil empresários em Três Lagoas
Evento do Sebrae visa o fortalecimento da classe empresarial no Bolsão Sul-mato-grossense
Conforme a gerente regional do Sebrae, Josi Queiroz Blini Signori, o fórum visa, além da aproximação entre o setor público com o privado – já que um dos assuntos em pauta será a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa -, a integração de projetos entre as regiões e também apresentação do modelo de gestão adotado por Três Lagoas, anfitriã do evento e também um dos exemplos de sucesso econômico.
“A nossa proposta é qualificar esses empresários, apresentar a eles novos modelos de gestão e inovação, estimular a integração de ações, para que haja um alinhamento no desenvolvimento dessa região e todos sejam beneficiados”, disse.
O evento deverá contar com a participação de representantes das administrações e de empresários de dez cidades do Bolsão. “Nós já passamos por esses municípios apresentando a proposta do Fórum e muitos deles já estão organizando caravanas de empresários dispostos a participar. Por isso, a nossa expectativa é para que pelo menos 1,5 mil empresários passem pelo fórum nesses dois dias”, destacou.
Entre os municípios que confirmaram a vinda de caravanas, estão Inocência, Brasilândia e Paranaíba. Enquanto isso, apenas em Três Lagoas, são 60 indústrias e sete mil empresas instaladas.
PROGRAMAÇÃO
O evento é aberto oficialmente às 8h de quinta-feira, com o talkshow “O Desenvolvimento na Perspectiva Local”, que terá a participação da Prefeitura de Três Lagoas, Seprotur e grandes investidoras da cidade Petrobras, Eldorado e Fibria.
Após a abertura, serão realizadas quatro palestras, que irão abordar assuntos como logística, industrialização e comercio internacional. Em seguida, os participantes seguirão para as sete salas, onde acontecerão os cursos de qualificação. As qualificações abordarão, individualmente, temas como compras governamentais, políticas públicas, mão-de-obra, consórcios municipais e desenvolvimento de fornecedores.
O encontro é promovido pelo Sebrae, “Sistema S” e conta com a parceria da Petrobras.
Abertas inscrições para a 10ª Rodada de Negócios
Durante o evento de quinta-feira, o Sebrae também promoveu o lançamento oficial da 10º Rodada de Negócios Multissetorial de Três Lagoas. As inscrições para o evento foram abertas recentemente e seguem até o dia 5 de setembro. O evento acontece no mesmo mês.
Segundo a gerente do Sebrae, Josi Signori, as vagas são limitadas, 100 ao todo, e 30 delas já foram preenchidas antes mesmo do lançamento oficial do evento.
A última edição do evento aconteceu em junho desse ano e resultou em R$ 85,5 milhões em expectativa de negócios. Ao todo, o evento contou com a participação de 115 empresas, sendo nove âncoras e 106 micro e pequenas. Na época, o evento realizou 25 rodadas de negociações, com 20 minutos cada uma, correspondendo a uma média de 500 reuniões em um único dia.
O tempo de negociação e o número de participantes permanecerão os mesmos para a edição de setembro. Entretanto, a gerente do Sebrae anunciou a intenção de aumentar o número de âncoras participando, de dez (média registrada nos últimos anos) para 12 grandes indústrias.
A mudança poderá fazer com que a expectativa de negócios também aumente. “O Sebrae não trabalha com metas. Nosso objetivo é promover esse encontro. Até mesmo porque isso depende muito do momento. Mas esperamos que continue na mesma média das edições passadas”, destacou.