Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Fotógrafos do Grupo RCN participam do "Café da Manhã"

No "Dia Mundial da Fotografia", profissionais do Jornal do Povo participam do RCN Notícias

Arthur Freire, Paulo Besse, Cláudio Pereira e Danilo Fiuza -
Arthur Freire, Paulo Besse, Cláudio Pereira e Danilo Fiuza -

Hoje se comemora o “Dia Mundial da Fotografia”. Os profissionais da fotografia, do Grupo RCN de Comunicação participaram na manhã desta segunda-feira (19), do quadro “Café Da Manhã”, do RCN Notícias.

Arthur Freire é o atual fotógrafo do Jornal do Povo. Ele comentou que já está na área há dois anos. Um ano fazendo fotos em festas e baladas e um ano atuando em fotojornalismo.

A fotografia mais bela feita por ele foi uma que teve a Lagoa Maior como cenário. “Eu me recordo que a foto mais bonita que fiz foi de cima do edifício Ramez Tebet. Daquele ponto vi não só a Lagoa, mas a cidade de uma forma muito gratificante”, recordou.

Já a fotografia mais difícil, segundo ele, foi tirada em um acidente de trânsito que resultou na morte de uma motociclista. “A foto mais difícil fiz quando comecei no fotojornalismo. Eu me deparei com um acidente muito grave, onde uma carreta tinha passado em cima da cabeça de uma mulher. Foi ruim”, contou.

O atual colunista social do Jornal do Povo, Danilo Fiuza, é fotógrafo há mais de 5 anos, com experiência em fotos de baladas, fotojornalismo e também em fotos publicitárias. Ele conta que começou sua carreira como fotógrafo em Três Lagoas. “Muitas coisas aconteceram, que marcam a gente no meio da fotografia”, comentou.

Por 4 anos fotógrafo do Jornal do Povo, assim como Arthur, Fiuza concorda que fotos de casos policiais são as que mais marcam na carreira de um repórter fotográfico. “São cenas fortes que a gente vê, como em um caso que fui, de um menino que matou o padrasto com uma cavadeira dentro de um banheiro. O banheiro era branco, ficou todo vermelho de sangue. Fiquei três dias com aquele cheiro no nariz”, recordou. Fiuza comentou que teve que usar da habilidade de um repórter fotográfico para tirar uma foto que mostrasse a realidade, mas de uma maneira que não chocasse aqueles que vissem a foto. “Tive que pensar, analisar como faria a foto. Consegui. A foto foi capa do jornal”, relatou.

Fiuza comenta que a fotografia está relacionada ao estilo, à ideologia do fotógrafo. “Você transmite pra fotografia sua forma de pensar, de enxergar.

Com relação às dificuldades encontradas no trabalho cotidiano, ele ressalta as ameaças e reclamações. “Sempre há, mas são ócios do ofício”, frisou.

Claudio Pereira, o Claudinho, também é colunista social do Jornal do Povo e fotógrafo. Sua especialidade é tirar foto das celebridades três-lagoenses. “É complicado porque as mulheres são vaidosas, querem sair bonitas na foto. Eu até brinco: ‘Sou fotógrafo, não sou cirurgião plástico’”, disse.

Já as fotos mais difíceis para Claudinho, são às que ele precisa fazer antes dos shows. “É difícil tirar foto de cantor”.

Quando o assunto são as fotos mais marcantes, a opinião é unânime. Assim como seus dois colegas de trabalho, Claudinho comentou que a foto que mais marcou sua carreira foi durante uma prisão. “O delegado chamou a imprensa para fazer fotos de uma ocorrência e chegando lá, vi um dos bandidos era um amigo meu. Inclusive, pediu para eu avisar a mãe dele que ele estava sendo preso”, recordou. 

Além deste caso, Claudinho disse que lembra com tristeza também de uma foto que fez em bairros carentes da cidade após uma forte chuva que teve em Três Lagoas.

A apresentadora do RCN Notícias, Ana Cristina Santos, resumiu o significado da fotografia. “A foto, a imagem fala mais do que o texto”. Paulo Besse, também apresentador do programa, concordou. “As vezes não é preciso nenhuma palavra para retratar uma imagem”.

Aos interessados em conferir o trabalho dos fotógrafos do Grupo RCN de Comunicação, às fotos de Arthur Freire estão no Jornal do Povo e Portal JPTL, a coluna social Drops, de Danilo Fiuza, está disponível na página 8 do Jornal do Povo toda terça, quinta e sábado. Já a Coluna Lux de Cláudio Pereira é toda quarta e sexta, também na página 8 do Jornal do Povo.

O RCN Notícias vai ao ar de segunda à sexta, das 7h às 9h, pela Cultura FM 106,5.