Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Frigorífico de peixes começa formar banco de currículos

Unidade deverá gerar 250 empregos de imediato e 500 quando atingir 100% de sua capacidade

Unidade de engorda semelhante já foi implantada no rio Quitéria -
Unidade de engorda semelhante já foi implantada no rio Quitéria -

A empresa GeneSeas, que pretende instalar um Frigorífico de Peixes em Aparecida do Taboado, anunciou que já deu início à formação de um banco de currículos para trabalhadores na indústria.

Conforme entrevista do empresário Tito Capobianco à Cutlura FM de Aparecida do Taboado, a empresa deu início à limpeza do terreno para o início das obras de terraplanagem. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda neste ano e a conclusão ocorra no segundo semestre de 2014, “provavelmente entre os meses de agosto e setembro de 2014”, completou.
 
Enquanto isso, a empresa, cuja matriz fica em Promissão (SP), anunciou que os interessados em trabalhar na unidade já podem enviar currículos. O cadastramento no banco da empresa deve ser feito, neste primeiro momento, pelo site da empresa www.geneseas.com.br, no link trabalhe conosco. 
 
De imediato, explicou Capobianco, a unidade deverá gerar uma média de 250 empregos diretos no processamento de peixes. No entanto, dentro de três a quatro anos, a unidade deverá atingir a sua capacidade máxima, fazendo com que o número de postos de trabalho diretos salte para 500.
 
“É claro que precisaremos qualificar essa mão de obra. O processamento de peixes é diferente. A pessoa precisa saber manusear o pescado. Trata-se de uma mão de obra mais técnica”, esclareceu.
 
Além da mão de obra, a empresa também visa incentivar a produção de peixe. Segundo Tito Capobianco, em Promissão (SP), 30% do peixe processado seja adquirido de parceiros. A expectativa manter essa mesma porcentagem em Aparecida do Taboado. “A gente tem interesse em que se produza peixes aqui, com qualidade, seguindo todas as regras sanitárias”, lembrou.
 
A empresa também já conta com uma unidade de engorda de peixes instalada no rio Quitéria, “que também contrata mão de obra”, reforçou o empresário.
Ele completa: “A gente tem que dar início à esse banco de currículos para conseguir à todo vapor no segundo semestre de 2014”.
 
Para agilizar esse processo, durante visita à Campo Grande, o prefeito de Aparecida do Taboado, Robson Samara, conversou com o secretário estadual Edson Giroto sobre as licenças ambientais da unidade fabril. 
 
FRIGORÍFICO
Em Mato Grosso do Sul, a unidade da Geneseas terá capacidade para processar até 30 mil toneladas de peixe.
 
Além disso, a empresa trabalha na construção de uma fábrica para a produção de 20 milhões de toneladas de ração. A instalação da empresa no município contou com a doação de parte do terreno por parte da administração municipal e também concessão de incentivos fiscais por parte do governo do Estado.
 
A unidade vai ao encontro do projeto de incentivo à produção de pescado em Mato Grosso do Sul, que visa fazer saltar de uma média de 17 mil toneladas de peixe para 34 mil toneladas de imediato no Estado.