Veículos de Comunicação

Inverno 2021

Frio tem sensação térmica de 1ºC e bate recorde da década em Três Lagoas

Baixas temperaturas pegaram os três-lagoenses de surpresa, já que o calorão predomina na cidade o ano inteiro

Nesta sexta-feira foi registrada a madrugada mais fria da década em Três Lagoas - Arquivo/JPNews
Nesta sexta-feira foi registrada a madrugada mais fria da década em Três Lagoas - Arquivo/JPNews

Os moradores em Três Lagoas não imaginavam que o Inverno de 2021 fosse ser tão rigoroso. Dias gelados, como nesta semana foram registrados há dez anos na cidade. O recorde foi batido na sexta-feira (30), quando os termômetros registraram 3ºC, na capital da celulose, sendo a temperatura mais baixa da década. A sensação térmica foi de 1ºC, durante a madrugada. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), houve geada na cidade assim como em grande parte dos municípios do Estado.

ONDAS DE FRIO
Somente no mês de julho deste ano, três ondas de frio atingiram Mato Grosso do Sul e derrubaram as temperaturas em praticamente todas cidades. No Leste do Estado, o município de Inocência, registrou -1ºC, na sexta, sendo a mais baixa entre todas as cidades da região.
A primeira massa de ar polar que atingiu Três Lagoas foi considerada mais intensa do que registrada em 2013, quando a temperatura chegou a 3,8ºC. O frio seguirá no fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, mas a mínima deverá chegar a 12ºC.

SEM CHUVA
Em relação à chuva, o mês de julho tem um volume bem baixo. A média histórica é inferior a 35 mm (milímetros). Na última quarta-feira (28), ocorreu chuvisco pela cidade, mas não passou da marca de 10 milímetros, não sendo suficiente para eliminar o tempo seco. E não há previsão de chover na Costa Leste até 15 de agosto.
As chuvas serão mais frequentes no Centro-Sul do Estado. A estiagem deverá seguir até o mês de setembro, quando  a temperatura ficará mais elevada. 

DOENÇAS INVERNO
O vento gelado coincide com os sintomas das doenças do Inverno. Gripes, resfriados, pneumonias, alergia, rinite, sinusite, asma e doenças cardiovasculares.