Veículos de Comunicação

Incêndios

Fuligem de queimadas invade casas em Três Lagoas e moradores reclamam

Corpo de Bombeiro atendeu 15 ocorrências de queimadas, somente neste fim de semana, na cidade

Garagem de residência no bairro Quinta da Lagoa amanheceu coberta por fuligem - Diego Alves/Arquivo
Garagem de residência no bairro Quinta da Lagoa amanheceu coberta por fuligem - Diego Alves/Arquivo

Somente neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros registrou 15 ocorrências de queimadas em diversos bairros de Três Lagoas. Os incêndios são localizados em terrenos baldios, espalhados pela cidade, pastagens e área de vegetação. A situação tem causado transtorno aos moradores que, além de conviver com a fumaça, também enfrentam a fuligem das queimadas que está chegando até às residências.

O fato foi registrado por moradores de diversos pontos de Três Lagoas. A garagem de uma residência, localizada no bairro Quinta da Lagoa, por exemplo, amanheceu coberta por fuligem. “Na noite de domingo (24), eu percebi muita fumaça na região e quando acordei hoje pela manhã, a área externa da casa estava toda suja com fuligem. Até mesmo no carro que estava na garagem”, relatou o morador Diego Alves.

Outra moradora do bairro Vila Nova também diz ter ficado irritada ao retirar a roupa do varal na noite deste domingo. “Passei o dia todo fora e quando cheguei, no período da noite, fui verificar se algumas roupas tinham secado no varal e vi que estavam sujas de fuligem”, contou a dona de casa Erica Castro.

De acordo com o 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas, a fuligem, material negro e poeirento, chega até à casa trazida pelo vento. As cinzas que sobram das queimadas cobrem quintais, uma situação que incomoda não apenas pela sujeira que fica, mas também pelos problemas que podem causar à saúde.

Os bombeiros frisam ainda que a previsão é que as ocorrências de queimadas aumentem nesse período por conta da estiagem na região, já que não há previsão de chuva e a umidade do ar está cada vez mais baixa, chegando a atingir 20%, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Multas
Em Três Lagoas é proibido atear fogo em lixo, matas, lavouras, campos alheios ou em quaisquer outros objetos, mesmos nos próprios quintais, de acordo com a lei municipal nº 2.418, de 23 de dezembro de 2009, art. 26, inciso VII. A multa é de R$ 376,24.