As ocorrências de furtos de fiação elétrica em Três Lagoas têm sido constantes e aumentaram em 50% em 2015 se comparado com o ano anterior. Foram 21 casos de furtos de cabos de cobre usados na rede elétrica de janeiro a dezembro e 14 registros, no mesmo período de 2014, segundo a concessionária de energia Elektro, responsável pelo fornecimento ao município.
A concessionária informou ao JP News que apenas um caso foi registrado no mês de janeiro deste ano. Contudo, o prejuízo causado com os furtos não foi divulgado pela empresa.
Os bandidos agem com mais frequência na área central de Três Lagoas. Eles vendem o fio de cobre em pontos de ferro velho ou derretem para transformá-lo em utensílios, como uma panela, por exemplo. A retirada de fios de cobre torna a rede de energia mais instável.
Nesta quarta-feira, 13, a feira livre, na Avenida Rosário Congro, foi alvo dos ladrões e quase ficou comprometida. Os cabos de energia que abastecem a feira foram furtados e, de acordo com Leila Queiroz, a vice-presidente da Associação de Feirantes de Três Lagoas (Feiratrês), o fato foi notado assim que os comerciantes começaram a chegar à avenida e montar suas barracas.
Para evitar o cancelamento da feira, extensões de energia foram utilizadas com o objetivo de garantir luz elétrica para as barracas.