"A Polícia Militar está enxugando gelo!”. A declaração é do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas, tenente coronel Paulo Ribeiro dos Santos, ao se referir às ocorrências de furtos registrados na cidade.
De acordo com o comandante, os policiais atendem o chamado, prendem os autores e logo, em seguida, os criminosos são colocados em liberdade. “Com frequência, os policiais têm relatado que são vistos pelas ruas da cidade autores de furtos que, chegaram a ser detidos poucos dias antes”, afirmou o tenente coronel Paulo.
Em 2021, a Polícia Militar de Três Lagoas registrou 1.697 furtos e 139 roubos. Os furtos ocorrem em todas as regiões da cidade, mas a área central é o principal alvo dos criminosos. Constantemente são registrados tentativas ou arrombamentos em lojas. No final do ano passado, o 2ºBPM deflagrou a Operação Boas Festas. No período de 20 de dezembro a 2 de janeiro de 2022, houve um aumento no policiamento na área central e o resultado foi positivo, segundo o comandante.
Apenas cinco furtos foram registrados e todos elucidados pela polícia. “A operação Boas Festas terminou, mas nós iremos manter o policiamento nesta região, principalmente durante as madrugadas”, afirmou o tente coronel.
A criação da Polícia Comunitária também tem auxiliado na fiscalização. No entanto, o comandante informou que os bairros como, Santos Dumont, Jardim Alvorada, Paranapungá, Orestinho, Novo Oeste, Vila Nova e Parque São Carlos, estão na lista de maior incidência desses crimes. O comandante também pontua que a maioria das ocorrências está relacionada ao tráfico de drogas. E tem intensificado as fiscalizações e trabalhado com a apoio da inteligência para coibir esses crimes na região. Este cenário é o reflexo da violência que assola por todo Brasil e, em Três Lagoas, não é diferente.
O policial prende os autores de crimes muitas das vezes em flagrante, leva à delegacia e, em audiências de custódia, são soltos ou têm o pedido de prisão preventiva negado.
DROGAS
Outro problema crônico é a grande concentrações de usuários de drogas perambulando pelas ruas de Três Lagoas despertando temor na sociedade. A grande parte desses furtos é praticada por usuários de drogas que subtraem objetos e fios de cobre para vender à receptadores e, assim, conseguir dinheiro para comprar drogas. A Polícia Civil informa que o combate ao crime de receptação e venda de drogas é de suma importância para que o indíce de furtos e violações de domicílio caia.
DENÚNCIAS
Os telefones para denúncias anônimas sobre vendas de drogas, receptação e furtos são: 190 da PM, doSIG (Setor de Investigações da Polícia Civil), no WhatsApp (67) 9 9264 1393. Também 1º DP (67) 67.3521.4984, 2ªDP (67) 3929 2800, 3ª DP (67) 3524-3224