Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Futuro da greve dos bancários será decidido na segunda em Três Lagoas

Nova rodada de negociações entre grevistas e Fenaban foi realizada ontem, em São Paulo

O futuro da greve dos bancários em Três Lagoas será decidido em assembleia geral, agendada para a próxima segunda-feira. Nesta quinta-feira, representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sentaram para mais uma rodada de negociações. 

Conforme a presidente do Sindicato em Três Lagoas, Thelma Regina Canisso, a nova negociação teve início às 10h de ontem e não havia sido encerrada até o fechamento dessa edição. “As negociações tiveram início pela manhã e foram retomadas à tarde. Houve alguns avanços, principalmente em relação a reajustes e benefícios. Em contrapartida, outros impasses surgiram”, destacou.

Entre os avanços, a sindicalista citou o aumento de 7% (índice apresentado na primeira proposta) para 8% de reajuste salarial e elevação de 8,5% no piso salarial da classe. Em contrapartida, o impasse gerado deve-se à forma de compensação dos dias em que os profissionais permaneceram em greve. Thelma explicou que os banqueiros querem que o período de greve seja reposto em horas extras a serem cumpridas dentro de um prazo de 180 dias. “Pela proposta dos bancos, a classe teria que compensar todos os dias quando o trabalho foi suspenso.

Agora, faça as contas são, em média, oito horas multiplicadas por 22 dias, teríamos que cumprir horas extras sem receber até abril”, explicou. Do outro lado, os bancários pedem o abono dos dias de greve. A sindicalista citou como exemplo a medida adotada no ano passado, em que os bancários compensaram os dias de greve até dezembro.

Depois disso, as possíveis horas restantes foram abonadas. 

A assembleia geral dos bancários de Três Lagoas está prevista para ter início às 8h. A data foi escolhida uma vez que amanhã é feriado em todo o Estado. Além disso, esse tempo possibilitará à classe avaliar a situação dos bancos em todo o Brasil. 

“Como é feriado, os bancos em Mato Grosso do Sul já não funcionariam de qualquer forma. Por isso, optamos por deixar a assembleia para segunda. Com isso, teremos tempo de receber a orientação do comando nacional, que deve sair hoje à noite [ontem],  e também avaliar a postura adotada pelos sindicatos de outros estados”, lembrou.

A presidente informou que, pelo horário em que foi agendada a assembleia, dependendo do resultado, os bancários poderão retomar o atendimento ainda no mesmo dia. 

GREVE 
Em Três Lagoas, a greve dos bancários teve início no dia 19 de setembro. Desde então, todas as agências bancárias vinham mantendo apenas o atendimento através de terminais eletrônicos, que são abastecidos normalmente. A adesão de 100% foi quebrada nesta semana. Através de liminar concedida em favor do Bradesco, os bancários da agência de Três Lagoas retomaram o atendimento. “No restante das demais agências, a greve continua normalmente”, disse Thelma. 

Os bancários querem um reajuste de 11,93% (aumento real de 5%) e também pedem o aumento do valor dos vales—refeição e alimentação e melhores condições de trabalho.