Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Gestantes devem tomar a primeira dose da vacina dTpa

Mulheres de 27 a 36 semanas de gestação devem ir à Unidade de Saúde

Vacina protege a mãe a criança contra a doença infecciosa Coqueluche - Divulgação
Vacina protege a mãe a criança contra a doença infecciosa Coqueluche - Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas alerta para necessidade das gestantes do 7º ao 9º mês de gestação, (27 a 36 semanas) tomarem a dose da vacina Tríplice Celular Adulto dTpa no objetivo de conferir imunidade ao feto contra a Coqueluche (tosse comprida). A vacina foi implantada em novembro de 2014.

Em Três Lagoas foram aplicada 326 vacina dTpa’s, destas 62 aplicadas em profissionais que mantém contato com as gestantes. A coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja, explica que é mais uma forma de prevenir que a doença seja transmitida à gestante e consequentemente ao feto neste período.  “Precisávamos imunizar também às pessoas que mantém contato direto com gestantes e crianças, pois de nada adiantaria encaminhar a paciente para imunização sendo que o próprio agente de Saúde Pública não estaria imune”, explica Humberta.

A Coqueluche é uma doença infecciosa, grave, que pode levar o recém-nascido à morte. A vacina dTpa porém, protege a mãe e a criança.

Três Lagoas está cumprindo o objetivo de imunização para vacinação visto que, a meta é atingir 1.350 gestantes no ano, neste período de gestação, 7º ao 9º mês, que é a média no Município. “Este cálculo é anual porque a vacina é aplicada exclusivamente neste período de gravidez, então temos que nos basear neste ciclo de acordo com o levantamento e acompanhamento das gestantes do Município”, informa Humberta.

A cada mês a meta é imunizar a média de 112 gestantes. “Estamos quase completando três meses que a vacina está disponibilizada nas Unidades Públicas de Saúde e chegamos bem próximos da nossa meta mensal de imunização”, pontua Humberta.

IMPORTÂNCIA

A vacina dTpa encontra-se disponível em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde do Município e as gestantes que entrarem ou estão neste período, de 27 a 36 semanas de gestação, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para receber devidamente a aplicação da vacina.

Para ser imunizada, é necessário que as gestantes compareçam com o Cartão de Gestante e também o Cartão de Vacinação.