Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Gestão de fazendas e período de monta: O que o pecuarista precisa saber

Medidas simples e eficazes contribuem com o sucesso de sua fazenda

-
-

O assunto discutido nas rodas de pecuaristas sem dúvida está relacionado ao valor para a criação de bovinos. Diversos fatores contribuem para o aumento do preço, como a mudança do clima em todas as regiões, o que afeta diretamente no peso do gado.

A  baixa ou alta do dólar influencia diretamente no setor rural. Para o pecuarista e gerente, Silvio Leandro, da fazenda Santa Rosa, “ as vantagens são mínimas para os pecuaristas. A medida que o dinheiro americano aumenta,  a porcentagem no preço dos produtos como o sal mineral, a ração, os medicamentos também aumentam”.

Diversas técnicas são realizadas para ter um produto de boa qualidade com um preço mais baixo. Silvio Leandro diz que uma boa administração sem dúvida será sinônimo de sucesso para aqueles que querem ter um bom rendimento com a pecuária. “O criador de gado está muito restrito pela falta de opções dentro do mercado. Uma boa administração, fazer escolhas certas, saber o que surge de novo no mercado, avaliar o orçamento, o tamanho da produção, alimentação, pastagens, medicamentos, entre outros, irão garantir uma boa gestão da fazenda”, conclui.

O levantamento da rentabilidade mensal do produtor é outro fator decisivo nos processos de gerenciamento de uma fazenda.

Período de monta
O período de monta também é muito importante e o administrador deve ficar atento. Devido a fatores climáticos, esse profissional precisou estar mais atento a esse período.  “Houve uma alteração na estação por causa do clima, a disponibilidade e as pastagens. O mês de outubro e novembro estão sendo a época mais apropriada para o início do acasalamento ”, ressalta.

Métodos laboratoriais
Silvio abordou também que métodos laboratoriais contribuem na compra e venda do gado e garantem um produto de boa qualidade.

Questionado sobre as raças que sofrem mais influência laboratorial e que refletem na comercialização para abater seus animais, o gerente diz que “as mais conhecidas e que alavancam as vendas em grandes feiras de gado são a Nelore e Angos, pois possuem um rendimento de carcaça, uma produção de qualidade, com adaptabilidade a variedade climática, além de manterem uma estrutura física com características sociais e maturidade sexual”.

Sendo assim, o avanço da tecnologia aplicada à pecuária de corte brasileira é fundamental para o setor de cria,  pois aumenta a produtividade e se mantém em destaque, influenciando diretamente no preço da carne bovina e no aumento da demanda externa e interna. (Com informações da Assossiação do Sindicato Rural)