Representantes de 68 municípios de Mato Grosso do Sul participaram ontem (10) da abertura do I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social. O evento foi aberto pelo governador André Puccinelli e pela Secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado, Tania Mara Garib. Participaram também prefeitos, deputados e o presidente do Colegiado de Gestores de Assistência Social do Estado (Coegemas), Sérgio Wanderly.
Em seu discurso, o governador salientou que o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) teve um aumento significativo de recursos, passando de R$ 5,5 milhões para R$ 11,1 milhões. O incremento foi a realização de uma promessa feita na última assinatura de convênios em 2008. “Palavra de político empenhada deve ser cumprida” afirmou.
André Puccinelli ressaltou, também, a importância da troca de experiências entre governo e municípios para fazerem as mudanças necessárias na área social em Mato Grosso do Sul, lembrando ser esse o objetivo do encontro.
Tania Garib explicou que uma das aplicações dos recursos do Feas será o custeio para a implantação do Programa de Atenção Integral às Famílias, realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos municípios que ainda não possuem este serviço, porém vai depender da vontade do executivo para que isso aconteça. “Se todos os prefeitos quiserem, seremos o primeiro Estado do País a ter 100% dos municípios com no mínimo um Cras recebendo o co-financiamento federal ou estadual”, afirmou a Secretária. Ela lembrou que é necessário um trabalho de parceria entre os poderes e respeito aos diferentes povos que habitam o Estado, sejam eles indígenas, quilombolas e dos países vizinhos. “Mato Grosso do Sul vai continuar despontando no cenário nacional na Política da Assistência Social”, acredita Tania Garib.
Para Sérgio Wanderly, o desenvolvimento da área social no Estado reflete uma política de construção da cidadania. O encontro acontece até amanhã (12) no Auditório Germano de Barros – Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Nos três dias de discussões serão abordados temas relacionados à gestão da Política Nacional de Assistência Social nas esferas federal, estadual e municipal; o financiamento Fundo a Fundo e os programas desenvolvidos pelo governo estadual.
Hoje (11), a partir das 8 horas, serão entregues aos Municípios os equipamentos de informática para a utilização no Sistema de Informação Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e em seguida, a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Ligia Gomes, fará explanação sobre os Programas Federais e suas interfaces com a Política Nacional de Assistência Social.
Três Lagoas