O aumento no uso dos aparelhos celulares tem levado a amplificação de uso de aplicativos e de redes sociais, e um dos mais utilizados é o Instagram sendo um dos mais populares e que caiu no gosto do brasileiro. Uma pesquisa sobre o uso do aplicativo realizada em maio do ano passado, apontou que um em cada três pessoas tem o aplicativo na tela inicial do celular.
De acordo com o Delegado titular do Setor de Investigação Gerais (Sig) de Três Lagoas, Ricardo Cavagna, um dos golpes mais aplicados na cidade é a venda pelo aplicativo, onde os golpistas rackeiam o perfil e começam a vender produtos por ele.
“Hoje o golpe do Instagram é um dos golpes mais comuns no que se refere a golpes virtuais em Três Lagoas. Especificamente falando sobre o Instagram, golpe sempre é praticado em duas etapas. Em um primeiro momento existe o rackeamento da conta, e logo após o golpista utiliza esta conta para praticar golpes”, disse o Delegado.
Segundo ele, o rackeamento acontece de forma rápida e sempre aliado à um link para uma possível verificação.
“O cidadão vai lá na sua conta do Instagram se for aberta, verifica os seus gostos e te manda um direct, para tentar te seduzir a clicar no link, e junto com isso pede dados pessoais, mandam um link de verificação, de posse disso, vão ate o seu Instagram, vão em esqueci a sua senha, e ai conseguem invadir a sua conta. é necessário que o usuário fique ligado para não se tornar a próxima vítima”, completou o delegado.
Confira a reportagem completa: