O governador André Puccinelli assinou nesta quinta-feira a autorização para a realização do concurso público de provas e títulos da Polícia Civil. As vagas são para Perito Oficial Forense, Agente de Polícia Judiciária e PeritoPapiloscopista do quadro de Pessoal da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Três Lagoas
Governador autoriza abertura de concurso para a Polícia Civil
Vagas serão distribuídas no interior e na fronteira, diz delegado geral
O concurso faz parte dos investimentos do Plano Estadual de Segurança Pública, que até 2014 deve contratar 1.271 novos servidores (Polícia Civil, Militar, Bombeiros, Delegados, Uneis, Agentes Penitenciários) para a segurança pública do Estado. De acordo com a secretária de Estado de Administração, ThieHiguchi Viegas, a prova será no dia 20 de outubro. “O edital será publicado no próximo dia 2 de setembro.”, afirmou Thie.
Conforme o secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, WantirJacini, serão contratados 221 novos investigadores e escrivães da Polícia Civil, 35 peritos e papiloscopistas que atuarão nos municípios de fronteira do Estado – na Delegacia Especializada de Fronteira (Defron) – e nas outras cidades.
Os investimentos em pessoal fazem parte do Plano Estadual de Segurança Pública. “É um aporte de recursos que atende às necessidades de segurança da população e os convênios com o governo federal para estratégia de segurança na fronteira. Este novo concurso é uma reposição dos policias aposentados e um incremento ao efetivo. Serão 286 novos policiais atando no Estado, sendo 256 investigadores, escrivãs e peritos e mais 30 delegados”, afirmou Jacini.
Já estão em andamento o concurso para a contratação de 30 novos delegados, 20 oficiais da Polícia Militar e 30 servidores da Unidade Educacional de Internação (Unei). Também foi publicado o edital para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O delegado geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, explicou que os novos policiais civis serão lotados prioritariamente no interior do Estado e nas regiões de fronteira. “São áreas onde existe maior necessidade de reforço na segurança”, enfatizou Razanauskas. As vagas são para homens e mulheres, havendo ainda cotas para deficientes físicos.
SINPOL
Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Alexandre Barbosa, é um compromisso que o governo do Estado está cumprindo. “Estamos contentes. O concurso para novos policiais era uma das reivindicações da categoria. Atenderemos melhor as necessidades da população em relação à segurança pública”, afirmou Barbosa.
Estiveram presentes no ato a secretária de Estado de Administração, ThieHiguchi Viegas; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, WantuirJacini, o delegado Geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas e representantes da PC.