Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Governador prevê gastar R$ 30 mi para construção de pontes após chuvas

Temporais destruíram mais de 47 pontes e deixaram 14 cidades em situação de emergência

 - Assessoria/Secom
- Assessoria/Secom

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estima que serão necessários 30 milhões para a construção de pontes de concreto que substituirão as estruturas de madeiras destruídas pelas chuvas, em municípios da região do sul de Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito após o governador realizar sobrevoo, em um  helicóptero do Exército, nas áreas mais atingidas, nesta segunda-feira, 7.

O objetivo foi avaliar a situação de cada área e estabelecer medidas emergenciais junto às prefeituras municipais. De acordo com levantamento da Defesa Civil, são mais de 40 pontes destruídas e 37 danificadas. Além de pontes, diversas rodovias, galerias e dutos também foram destruídos ou danificados parcialmente. Na última sexta-feira, 4, o governo do estado decretou situação de emergência em 14 cidades. No entanto, não foi anunciado pelo Executivo quando as pontes deverão ser construídas.

A situação é considerada preocupante e deverá ser discutida nesta terça-feira, 8, entre o governador, os prefeitos das cidades castigadas pelos temporais e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, responsável pela Defesa Civil no governo federal, que deverá visitar Mato Grosso do nesta terça. Conforme Reinaldo Azambuja, as imagens captadas durante o sobrevoo serão mostradas ao ministro. A reunião será no município de Amambai.

Também deverão ser solicitados kits de emergência para a população, entre eles de limpeza, higiene, kit colchão e de dormitório, como medida emergencial. A prioridade agora, segundo o governador, será com as áreas isoladas e com a liberação de rodovias. “Preocupou muito a erosão em Naviraí, Tacuru e Juti porque está entrando nas cidades e colocando casas e pessoas em risco”, disse.

Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), já são cerca de 10 mil afetados com as chuvas no sul de Mato Grosso do Sul. Amambai, Naviraí e Bela Vista, já contabilizam desabrigados. A Polícia Militar Ambiental (PMA) está ajudando a retirar famílias ilhadas em Bela Vista. Uma equipe da Defesa Civil Estadual já foi enviada até o município.
As cidades atingidas são Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.