O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) lançou a Transferência Digital, um serviço que visa trazer mais agilidade e comodidade no processo de compra e venda de veículos usados. Com a nova ferramenta, a transferência pode ser realizada sem a necessidade de ir a agências ou cartórios, tornando o processo mais rápido e acessível.
O procedimento começa no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde o vendedor inicia o processo de venda, inserindo os dados do comprador. Após a declaração de venda, o comprador é notificado e deve seguir com o processo de regularização. Caso o veículo esteja apto para a transferência digital, o vendedor deve inserir os dados do comprador e da venda, revisá-los e enviar para aprovação. O comprador, por sua vez, recebe a notificação e realiza a vistoria do veículo no Detran-MS ou em uma vistoriadora credenciada, além de verificar e regularizar eventuais débitos de multas.
Após esses passos, o comprador acessa o portal online, insere os dados do veículo e faz a confirmação de informações. Em seguida, é necessário fornecer um e-mail válido para o envio do protocolo de conclusão. Com o protocolo em mãos, o comprador valida e emite a guia para o pagamento da transferência. Após a confirmação do pagamento, o processo é finalizado, e o comprador recebe o documento digital completo, disponível para download por 30 dias, diretamente no e-mail cadastrado. O documento simplificado, necessário para conduzir o veículo, também fica disponível no aplicativo CDT.
*Com informações do Governo de MS