Desde a terça-feira (10), 17 produtos da agricultura familiar contam com o direito a descontos nas parcelas de financiamento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A lista completa foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9. Os bônus valem até 9 de agosto deste ano.
O benefício é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) fica abaixo do preço de garantia, cujo principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os maiores descontos são para o feijão caupi, sendo 68% em Mato Grosso e 54% no Maranhão, para o maracujá, 57% em Sergipe, e para a amêndoa de babaçu, com abatimento de 50% no Tocantins. Outros produtos que também têm direito ao bônus são: açaí, alho, arroz, banana, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, cará, leite, manga, mel, raiz de mandioca e sorgo.
O único produto previsto para o benefício em Mato Grosso do Sul é o arroz em casca natural. O cereal terá Bônus de Garantia de Preço de 1,23% para saca de 60 kg.
O objetivo do Pronaf é financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.
Clique aqui para ver a relação completa com todos os itens e as regiões contempladas pelo bônus.