Veículos de Comunicação

Vetou

Governo do Estado veta lei que proibia venda de refrigerantes em escolas

Reinaldo Azambuja barrou projeto de lei aprovado em agosto pela Assembleia Legislativa

Escolas podem continuar vendendo refrigerantes  - Arquivo/ Agência Brasil
Escolas podem continuar vendendo refrigerantes - Arquivo/ Agência Brasil

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou o projeto de lei aprovado no mês passado pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, que proibia a venda de refrigerantes em escolas de educação básica no Estado.

Azambuja entende que a iniciativa é louvável, mas invade a competência do governo. “Embora louvável, em virtude do nobre propósito de melhorar a alimentação nas escolas públicas e particulares, a proposta do parlamentar invade a competência do chefe do Poder Executivo Estadual”, justificou o governador para vetar o projeto de autoria do deputado Márcio Fernandes (PMDB).

Além disso, o governo alegou que o projeto contraria aos princípios do livre exercício de qualquer atividade econômica e da livre iniciativa.

Ao apresentar o projeto, o deputado destacou que a ideia era reduzir o consumo de açúcar entre as crianças e promover hábitos mais saudáveis para diminuir os riscos do sobrepeso e obesidade.

Segundo Márcio Fernandes, a intenção do projeto era de que as crianças tivesses uma alimentação mais saudável, com a redução de açúcar, sódio e gorduras. De acordo com ele, 30% das crianças no Brasil sofrem com obesidade infantil, e que os refrigerantes, fazem parte dos produtos que elevam estes números.