Em razão da greve dos professores e técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Conselho de Ensino de Graduação deliberou suspender o calendário acadêmico em reunião realizada no início desta semana, quando definiu que a suspensão do calendário terá validade a partir do dia 23 de junho, evitando-se assim prejuízos das atividades de graduação realizadas até o dia 22 deste mês.
De acordo com o comunicado da UFMS, essa suspensão será por prazo indeterminado, até a definição de um novo calendário acadêmico. Considerando a suspensão do calendário escolar, todas as atividades previstas nos planos de ensino das disciplinas ofertadas no primeiro semestre de 2015 e realizadas até o dia 22 de junho, serão consideradas válidas, tanto sobre o controle de frequência quanto as avaliações realizadas.
Nesse período de suspensão, todos os prazos previstos no calendário acadêmico ficam invalidados e serão rediscutidos ao término da greve. Portanto, neste período não haverá dia letivo válido, nem avaliação válida e o professor não poderá ministrar aulas e nem realizar avaliações.
GREVE
Em Três Lagoas, a greve dos professores e técnicos administrativos do campus local, está contando, inclusive, com o apoio dos alunos de vários cursos que aderiram ao movimento. Os acadêmicos cobram melhorias no campus da universidade, entre elas, a ativação do restaurante universitário, moradia estudantil e bolsa universitária. De acordo com o representante do movimento sindical, em Três Lagoas, Vitor Wagner Neto de Oliveira, os professores reivindicam aprovação do Plano de Carreira, que permite a progressão funcional e melhores salários, bem como melhorias na estrutura dos prédios das universidades.