Com o objetivo de promover informações e romper preconceitos sobre a doença de autismo em crianças será realizada, em Três Lagoas, o workshop “Transtornos do Espectro Autismo”, nos dias 2 e 3 de abril. O encontro é promovido por um grupo formado por pais, que há menos de um ano, decidiram se reunir para compartilhar experiências.
O workshop será no auditório do Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (Sinted). “Começamos a nos reunir diante da necessidade em obtermos mais informações sobre a síndrome. Essa doença ainda é desconhecida pela sociedade como um todo e as palestras vão ajudar a compreender melhor o desenvolvimento da criança autista”, explicou a psicóloga Ana Terra, uma das integrantes do grupo.
Ana tem um filho de 10 anos e descobriu que ele era autista ao leva-lo em uma pediatra aos três anos de idade. Desde então, segundo ela, procura entender melhor o diagnóstico da doença e como lidar com o desenvolvimento do filho diariamente.
Em entrevista ao programa Bom Dia Três Lagoas, exibido pela TVC-Canal 13, nesta segunda-feira, 14, a psicóloga ressalta que o evento também pretende capacitar os professores e profissionais da Educação que, segundo ela, carecem de investimentos nessas áreas para aplicar nas salas de aulas.
Programação
Além dos pais, o workshop será aberto para a comunidade em geral e devem participar professores, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e alunos do curso de pedagogia. As palestras serão ministradas pela psicóloga Laís Pereira Khoury, que é mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco em Transtornos do Espectro do Autismo e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.
No sábado (2) e, no domingo (3), o evento terá início às 7h30 com encerramento previsto para as 18h. As pessoas interessadas devem realizar a inscrição pelo e-mail tea3l.inclusã[email protected] ou pelos telefones (67) 3524-7555 e 9962-7600. O valor cobrado é de R$ 40 para as pessoas filiadas ao Sinted e de R$ 50 para os que não são filiados.