O Grupo Pedra Agroindustrial é o novo proproprietário da planta da Usina Orbi Bioenergia, localizada na Fazenda Toca da Coruja, no distrito da Vila Raimundo, em Paranaíba, que agora passou a ser denominada Usina Cedro.
De acordo com a nova controladora, a expectativa é gerar mais de 1.200 empregos diretos e indiretos com o início das operações da Usina Cedro, que deverá começar a moer a sua primeira safra, com cerca de 1,2 milhão de toneladas de cana em 2024, com previsão de chegar a 5 milhões de toneladas, em três anos.
A unidade, que estava inacabada e pertencia a Companhia Energia Renovável (Cern), tem capacidade de moagem de um milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Atualmente, encontra-se na fase pré-operação com a formação dos canaviais e instalação dos equipamentos industriais.
De acordo com o gerente corporativo agrícola do Grupo Pedra Agroindustrial S/A, Sérgio Luiz dos Santos, a agroindústria tem a pretensão de plantar cerca de 1.500 hectares de cana-de-açúcar em, no mínimo, três meses, para que seja possível atender à necessidade da usina.
Sérgio destacou que todas as fases do grupo são muito concretas e que o projeto já é uma realidade. Ele afirmou que, em fevereiro, algumas obras terão início dentro da área industrial da usina.