Veículos de Comunicação

Vulnerabilidade

Grupo prepara e distribui cerca de 100 refeições por dia em Três Lagoas

Além de atender moradores de rua, Casa da Sopa distribui também refeições para famílias em situação de pobreza

Voluntários preparam e distribuem mais de 100 refeições por dia. - Reprodução/TVC
Voluntários preparam e distribuem mais de 100 refeições por dia. - Reprodução/TVC

Nem mesmo a pandemia da Covid-19 e a crise econômica impediram o Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier de continuar com um dos seus trabalhos sociais em Três Lagoas. A meta do Grupo é a de fazer a caridade. Diariamente através de voluntários que pertencem o Grupo que existe na cidade há 64 anos, eles se reúnem na cozinha da Casa da Sopa, que funciona no bairro Interlagos para preparar a comida e entregar para as pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social.

Segundo José Franciso, um dos voluntários da Casa, por dia, em média, de 80 a 120 refeições são entregues para quem vai até o local. Embora tenha o nome de Casa da Sopa, outras refeições são fornecidas. Duas vezes na semana é distribuída sopa e nos outros três dias refeições com arroz, feijão, carne, salada, farofa e mandioca, além de pão. 

José Francisco informou que a Casa da Sopa foi criada e direcionada para atender os moradores em situação de rua, com refeição, banho e roupa. Mas, José Francisco diz, que após a pandemia, houve um aumento de pessoas passando por necessidade, e têm procurado a Casa da Sopa em busca de refeição. “Na medida do possível nos atendemos, mas a nossa prioridade é o morador em situação de rua, porque esse não tem onde buscar o alimento. Quando entregamos, não perguntamos sobre a situação de cada um. Entregamos para um irmão em Cristo, não perguntamos a origem e nem a identidade. E antes de servirmos a refeição, fazemos um breve comentário sobre o evangelho segundo o espiritismo”, esclareceu.

José Francisco disse que existe uma carência grande de voluntários para ajudar no preparo e entrega das refeições. A Casa da Sopa funciona de segunda a sexta-feira. Cada dia tem uma equipe de quatro pessoas trabalhando no local. Além do preparo e entrega do alimento, tem a parte da limpeza do local e dos utensílios utilizados. Por isso, José Francisco, ressalta a importância de quem puder ajudar nesse trabalho.

Em todos os anos de funcionamento, segundo José Francisco, a Casa da Sopa não deixou de cumprir com o seu papel. E isso só tem sido possível, conforme ele, graças a ajuda da sociedade três-lagoense, que contribui com as doações. “Independente da religião, convido quem quiser ajudar, ser um voluntário, que venha participar”, destacou.

Além de alimentos, a instituição precisa também de produtos de limpeza. A Casa da Sopa funciona na rua Bom Jesus da Lapa, nº 178, bairro Interlagos, ao lado do Lar Dos Idosos mantido também pelo Grupo da Freternidade Espírita José Xavier.

Confira a reportagem abaixo: