Um futuro sustentável para o planeta e para as empresas é um dos principais temas do momento, mas saber como e qual caminho seguir é o grande desafio dos diversos setores da sociedade. Os objetivos já foram traçados no compromisso global estabelecido pela ONU em parceria com 192 países.
Para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sabemos que é preciso unir forças entre empresas privadas, organizações do terceiro setor, poder público, instituições de pesquisa e a sociedade civil.
É exatamente o que vai acontecer no 1º Fórum RCN de Sustentabilidade, marcado para o dia 24 de outubro, a partir das 8 horas, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande-MS.
Será uma manhã enriquecedora, dedicada a palestras e debates inspiradores, para encontrar as melhores soluções sustentáveis para a nossa região, além de uma oportunidade ímpar de networking para fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências na área da sustentabilidade.
O fórum vai contar com a presença de especialistas, líderes de pensamento e profissionais de destaque para discutir a questão de forma aprofundada e colaborativa, desmistificar o ESG (Ambiental, Social e Governança) e entender de que formas as consequências ambientais e sociais podem mudar o rumo e a economia das organizações.
O CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlos Linkevieius Pereira, é um dos nomes já confirmados entre as autoridades convidadas e vai falar sobre o papel do Pacto Global e seus avanços no Brasil. “Quando a gente observa a Agenda 2030 nos temas sociais, ambientais e de governança, percebemos que a gente não vai bem, seja no mundo ou no Brasil. Por outro lado, a gente nunca se mobilizou tanto enquanto sociedade em torno de uma agenda”, declarou Pereira.
O propósito e contribuição do ESG para a economia do estado será o assunto da palestra do engenheiro civil e consultor em governança colaborativa e sustentabilidade, Sílvio Barros. Ele afirma que “Embora o conceito de ESG tenha nascido no mercado financeiro, e disseminado entre grandes empresas, nenhuma delas poderá dizer que realmente tem compromisso com ESG se sua cadeia produtiva não comungar dos mesmos princípios”, avaliou o colunista da Rádio CBN.
Também já estão confirmados para as palestras e debates do fórum o presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), Fábio Coelho, que vai explicar por que o conceito de ESG está crescendo tanto no mercado, e o governador Eduardo Riedel, que vem trabalhando para tornar Mato Grosso do sul o primeiro estado carbono neutro do país e vai falar sobre desenvolvimento sustentável. Para mediar as discussões, o fórum vai contar com a presença da jornalista Rosana Jatobá, mestre em gestão e tecnologias ambientais e apresentadora do quadro CBN Sustentabilidade, exibido em rede nacional, ela vai abordar a origem do ESG e as perspectivas futuras.
O 1º Fórum RCN de Sustentabilidade é uma iniciativa do Grupo RCN que, desde 2018, vem promovendo o maior ciclo de eventos corporativos de Mato Grosso do Sul em prol do desenvolvimento econômico e social do estado. O fórum terá transmissão ao vivo nos veículos de comunicação do grupo, sendo rádios, TV e canais na internet.
- Programação Completa
24 de Outubro – 8 horas da manhã
Bioparque Pantanal – Campo Grande
8h às 8h45
– Café da manhã e visita ao Bioparque
8h45
– Propósito e contribuição do ESG para a economia do MS
Silvio Barros, Consultor em Governança e Sustentabilidade
9h
– A origem do ESG e as perspectivas futuras
Rosana Jatobá, Jornalista e apresentadora
9h20
– Por que o conceito de ESG está crescendo tanto no mercado
Fábio Coelho, Presidente da Amec
9h40
– O papel do Pacto Global e seus avanços no Brasil
Carlos Pereira, Presidente do Pacto Global Brasil
10h
– Impactos na cadeia produtiva, dos grandes até os pequenos
Claudio Mendonça, Diretor Superintendente do Sebrae MS
10h10
– O papel dos créditos de carbono na economia sustentável – CBEDS
10h25
– Como estimular o desenvolvimento sustentável para que Mato Grosso do Sul se torne o 1º estado Carbono Neutro do Brasil
Eduardo Riedel, Governador do Estado de MS
10h45
– Painel com os palestrantes
- Parceiros
– Águas Guariroba
– Ambiental MS Pantanal
– Sanesul
– Sebrae
– RS Gestão Empresarial
– Fundação Dom Cabral
– Suzano
– Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul
– MS Energy
- Apoio
Governo de Mato Grosso do Sul