No dia 22 deste mês, o tenente- coronel José Aparecido de Moraes deixará o comando do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas. Após completar um ano à frente do comando, Moraes se afastará do cargo para integrar a equipe do prefeito eleito, Ângelo Guerreiro (PSDB), que assume a administração municipal no dia 1º de janeiro de 2017.
Moraes fará parte da equipe de gabinete de Guerreiro, que o convidou para fazer um estudo para verificar a possibilidade de implantação da Guarda Municipal em Três Lagoas, prevista em lei municipal aprovada em 2012.
Na manhã desta quinta-feira (8), Moraes participou ao vivo do Jornal “RCN Notícias” da Rádio Cultura FM para falar do assunto. De acordo com o comandante, um pré- estudo já foi feito, o qual comprova que Três Lagoas comporta esse serviço. Entretanto, outros levantamentos precisam ser analisados, como custo, quantidade de funcionários, entre outras questões.
Apesar disso, Moraes comentou que, quando se fala em segurança, nenhum custo é alto para beneficiar a população. “O valor vai depender do tipo de guarda que a prefeitura vai implantar. É importante deixar claro que, o investimento para implantação da Guarda Municipal não é só do município, mas também terá o apoio dos governos estadual e federal”, comentou.
Para início do serviço de Guarda Municipal em Três Lagoas, Moraes disse que seriam necessários cerca de 80 homens. A contratação tem que ser feita por meio de concurso público. Os contratados devem passar por um curso de formação.
Ainda de acordo com Moraes, o serviço de Guarda Municipal contribuirá com o trabalho das demais policias. “O principal papel é cuidar do patrimônio público, não é uma concorrência direta com a Polícia Militar, pelo contrário, vai desafogar o trabalho das demais instituições”, frisou.