Veículos de Comunicação

10

'Guerra' ao mosquito Aedes aegypti será lançada na próxima segunda

Nesta terça-feira, soldados do Exército participaram de palestra da Secretaria de Saúde

Na quinta-feira, uma nova capacitação será promovida para treinar mais soldados - Divulgação/Assecom
Na quinta-feira, uma nova capacitação será promovida para treinar mais soldados - Divulgação/Assecom

Inicia-se na próxima segunda-feira a operação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chicungunha, em Três Lagoas. A ação contará com soldados da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, através de parceria firmada com a Prefeitura de Três Lagoas.

Na manhã desta terça-feira, 20 soldados participaram de uma capacitação promovida pelo coordenador da Equipe de Educação e Saúde, Fernando Garcia. O objetivo foi levar orientações sobre o combate ao mosquito transmissor dessas doenças aos militares que atuarão na operação. A expectativa é que uma nova turma de soldados seja qualificada na nesta quinta-feira.

De acordo com o coordenador de Endemias,  Benício Donizette Silva, a operação de combate à dengue terá duas frentes. Uma delas será realizada nas residências situadas entre as avenidas Ranulpho Marques Leal, Rosário Congro e Capitão Olyntho Mancini até a Lagoa Maior, passando por bairros como Centro, Colinos e região.

Paralelamente, a operação também será executada nos bairros Nossa Senhora das Graças, Santa Rita e Nossa Senhora Aparecida. Os três locais apresentaram maior incidência de criadouros de dengue, segundo o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), 7,8% de infestação – índice quase oito vezes superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde.  No geral, Três Lagoas está com uma infestação de larvas de 4,4%.

A operação contará, inicialmente, com a participação de 20 soldados do Exército, 35 agentes de Endemias e agentes comunitários de saúde. Juntos, eles deverão passar imóvel por imóvel para orientar a população e também eliminar os focos do mosquito. “Teremos dois caminhões, um deles da Prefeitura e outro cedido pelo Exército, para depositar todo  material removido das residências pelas equipes”, explicou Benício.

Após a remoção dos criadouros e larvas do mosquito, o Setor de Endemias dará início ao combate ao mosquito já adulto, por meio de borrifação de inseticidas na parte externa das residências.

INTERLAGOS

Antes mesmo do início oficial da operação, o Setor de Endemias realizou um trabalho de combate ao mosquito no bairro Interlagos. A ação foi realizada no começo desse ano, em decorrência do aumento significativo de casos suspeitos registrados no período de festas. Foram 12 casos suspeitos em questão de dias naquela região.