Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Há 40 anos moradora monta presépio com mais de seis mil peças

Moradora do bairro Vila Viana, em Três Lagoas, monta um presépio com mais de seis mil peças em sua residência

Presépio conta com mais de seis mil peças  - Ana Cristina Santos
Presépio conta com mais de seis mil peças - Ana Cristina Santos

Há 40 anos, Nair Azambuja, moradora do bairro Vila Viana, em Três Lagoas, monta um presépio com mais de seis mil peças em sua residência. Tudo começou, quando Nair ainda era criança, e não tinha brinquedos. Ela conta que pegava três espigas de milho, as quais representavam José, Maria e o Menino Jesus. “Eu comecei brincando, depois ganhei umas bonequinhas de plásticos, e as vestias de papel, depois fui comprando as peças e montando esse maior”, revela.

Assim começou essa tradição que já dura 40 anos. Nair disse que leva dois meses para montar o presépio, que é composto por imagens do Menino Jesus, Maria, José, por anjos, estrela de Belém, pastores, três Reis Magos, burro, boi, ovelhas, cabras, entre outras peças que fazem referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo, e que compõe um cenário lindo montado na área e nos fundos da residência da moradora do bairro Vila Viana. “Vou montando aos poucos, mas nunca fica pronto, porque sempre acho que está faltando alguma coisa, daí vou e mudo de lugar”, conta.

A moradora disse que planta o arroz, o milho, feijão e cacto, que são utilizados para fazer a decoração do presépio, que encanta dezenas de pessoas que vão até a residência dela para conhecer, ou retornam todos os anos para prestigiar e fotografar o cenário. “O presépio me fez muitas amizades, vem gente do Rio de Janeiro, de São Paulo, Goiânia, entre outros lugares. Tem uma família de Cuiabá que sempre que pode vem aqui só para ver o presépio. Tem gente que vem aqui para filmar, tirar fotos, fazer álbum das crianças no cenário”, revela.
Nair disse que a casa está à disposição para quem quiser conhecer o presépio que ela monta há 40 anos. O endereço da residência é Benedito Soares da Mota, número 712, bairro Vila Viana.