Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Há anos moradores vivem situação de insegurança

Constantemente recebem notificação para desocupação dos imóveis

Para manter casa, moradores precisam ter contrato com a antiga rede - Claudio Pereira/JP
Para manter casa, moradores precisam ter contrato com a antiga rede - Claudio Pereira/JP

Há anos moradores que residem na Esplanada da antiga Noroeste do Brasil (NOB) vivem inseguros. Isso porque, constantemente recebem notificação para desocupação dos imóveis. As famílias que residem nessas casas, muitas, inclusive, de madeira ainda, outras já reformadas e ampliadas, sonham em ter a escritura desses imóveis.
As pessoas que possuem contrato com a antiga Rede Ferroviária, segundo a Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, não correm o risco de terem que desocupar os imóveis. As notificações foram expedidas para pessoas que construíram irregularmente em terrenos da União à revelia da Superintendência do Patrimônio da União. 
Alguns imóveis são ocupados por pessoas que não possuem nenhum vínculo com os ex-ferroviários. Mesmo assim, a intenção, segundo Marinho, não é deixar ninguém desabrigado, já que unidades habitacionais podem ser construídas para atender essas pessoas. Algumas famílias, no entanto, querem a definição do futuro desses imóveis para que possam fazer os investimentos necessários nas casas, já que muitas estão precisando de reforma.