Após um mês de ações voltadas para o combate às doenças sexualmente transmissíveis, o Programa Municipal DST/Aids,realiza hoje, várias açõesna Praça Ramez Tebet, a partir das 8h até às 12hs,quando se dará o encerramento da Campanha Mundial de Luta Contra Aids.
Três Lagoas
Hoje é o Dia ?D? de luta contra a Aids
Equipes do programa estarão na Praça Ramez Tebet atendendo a população
A campanha acontece no dia 1º de dezembro, porque nesta data foi instituído pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Entre as diversas ações programadas para a mobilização de hoje, técnicos do programa destacarão a importância de se prevenir. “Nós vamos abordar as pessoas que estiverem passando pela praça e vamos orientá-las sobre a importância da prevenção, do uso da camisinha, entre outros métodos de preservação da saúde”, destacou Susie Donero, coordenadora do programa.
A coordenadora falou também sobre os exames que serão disponibilizados para as pessoas que passarem nesta manhã pela praça. “Teremos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, cujos resultados saem na hora, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos”, lembrou Susie.
As pessoas que estão com a carteirinha de vacinação desatualizada também podem procurar a praça nesta manhã. Equipes da Secretaria da Saúde vão disponibilizar a vacinação dos interessados e alunos do Sest/Senat também estarão presentes, realizando outros tipos de exames.
Os trabalhadores da feira livre, também estarão contribuindo na ação. Uniformizados, eles atuarão na divulgação da Campanha Mundial de Luta Contra a AIDS, destacando importância das pessoas se conscientizarem sobre a importância da prevenção desta doença e outras transmissíveis.
CASOS
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, o número de pessoas com Aids em Três Lagoas vem crescendo. Em 2012 foram confirmados durante todo o ano, 31 casos. Porém nos primeiros dez meses de 2013 foram diagnosticados 33 casos. A situação nas cidades da microrregião também é preocupante, até agora foram identificados 45 casos novos só neste ano. “É preciso fazer a prevenção sempre, os exames são gratuitos, assim como o tratamento, hoje estas doenças podem ser controladas com mais facilidade, desde que, sejam diagnosticadas em seu inicio”, destacou a coordenadora.
Susie também destacou a importância de se fazer o exame da Sífilis. “Até o mês de outubro deste ano, já foram confirmados 83 casos desta doença, também sexualmente transmissível. Portanto, é preciso ficar atento e fazer os exames para, se for preciso, iniciar imediatamente o tratamento”, comentou a coordenadora.