Quando o relógio chegar à meia-noite de hoje, o ponteiro deve ser adiantado em uma hora. Este é o Horário de Verão e alguns três-lagoenses dão algumas dicas de como se adaptar a essa nova rotina. É caso de Aparecida Silva Nogueira, que trabalha com serviços gerais. Ela conta que gosta do novo horário, porém diz que demora um pouco para se adaptar com este fuso. “Chego aminha casa e vejo que ainda está dia então aproveito para dar uma caminhada para cansar e dormir logo. Mas demoro um pouco para me adaptar.”
Três Lagoas
Horário de verão começa a zero hora de domingo
Este é o Horário de Verão e alguns três-lagoenses dão algumas dicas de como se adaptar a essa nova rotina
Weligton Cascão, também aproveita o horário de verão para realizar atividades físicas. “Acho bacana chegar em casa e aproveitar a luz do dia para caminhar. A dica é caminhar à noite no entorno da Lagoa Maior”, aponta. Norma Ferreira da Cunha, diz que para se adaptar ao novo horário, deita-se mais cedo pelo menos, quase uma semana antes do novo fuso. “O horário geralmente muda no sábado, então desde quarta-feira eu vou me deitando de 15 em 15 minutos mais cedo, para chegar até a próxima segunda e acordar disposta e preparar as crianças para ir à escola e depois ir trabalhar”, conta a professora.
Apesar de parecer uma mudança pequena, o início do horário de verão pode alterar o funcionamento do organismo, segundo explica Daniel Rodrigues, médico neurologista de Três Lagoas. Em entrevista a TV Concórdia, ele dá algumas dicas para contornar eventual desconforto. “Existe um mecanismo de adaptação que demora de quatro dias até uma semana para estabelecer o novo fuso horário no metabolismo das pessoas. Durante esse processo, o principal fator atingido é o sono, que traz consequências como dor de cabeça, sonolência, cansaço, irritabilidade e falta de atenção”, aponta o neurologista.
O médico conta que a melhor maneira de se adaptar é dormir mais cedo, no dia anterior à mudança. “Deitar uma hora antes no sábado seria é o ideal, principalmente as pessoas idosas que têm o metabolismo mais lento e que demora mais para se acostumar. Outro mecanismo que ajuda é dormir com a janela aberta, pois quando chegar a luz do sol, ela será estimulada a acordar e se adaptar mais rápido ao horário de verão”, orienta.
As atividades físicas também são aliadas do sono, desde que realizadas com moderação e até duas horas antes de dormir.
Sobre a alimentação, a principal dica é evitar consumir café, chá preto, refrigerante, chocolate e demais produtos que contenham cafeína.Outras práticas consideradas boas pelo médico incluem comer alimentos leves, beber leite morno, evitar televisão e computador pouco antes de dormir, tomar banho refrescante e não levar problemas e preocupações para a cama.
Mudança de horário
A mudança vai até o dia 16 de fevereiro de 2014 e segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o horário de verão, vai proporcionar uma economia de R$ 400 milhões durante os quatro meses de vigência do horário. O valor é quase quatro vezes o obtido com a adoção do horário em 2012, que ficou entre R$ 130 e 150 milhões.
O valor da economia é positiva devido aos indicadores meteorológicos que aponta ter chuvas regulares em outubro, novembro e dezembro, segundo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. As regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão.