Veículos de Comunicação

10

Horário de Verão inicia-se no próximo domingo

Uma das dicas é manter os mesmos horários para melhor adaptação do corpo

Em Três Lagoas, relógios deverão ser adiantados em uma hora
Em Três Lagoas, relógios deverão ser adiantados em uma hora

À 0h do próximo domingo, dia 18 de outubro, inicia-se nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal, o horário de verão. Moradores dessas localidades, que inclui Mato Grosso do Sul, deverão adiantar seus relógios em uma hora.

O horário de verão segue até à 0h do dia 21 de fevereiro de 2016, conforme as regras estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fica a duração média do horário de verão em quatro meses. Esse decreto também estipula que o horário entre em vigor sempre no terceiro domingo de outubro e encerre-se no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção se dá quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o  de Carnaval. 

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e, consequentemente, reduzir o consumo de energia elétrica no fim da tarde. A ideia, que ainda divide a opinião de muitos três-lagoenses sobre o custo/benefício, foi lançada por Benjamin Franklin, político e inventor americano, em 1784.

A medida chegou ao Brasil entre os anos de 1931 e 1932, implantada pelo presidente Getúlio Vargas. Porém, vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças de um estado para outro.

SAÚDE

Embora bom para a economia de energia, o horário de verão, geralmente, é de difícil adaptação para o corpo humano. Entre os efeitos apresentados, principalmente nas primeiras semanas, estão: cansaço, dores de cabeça e até crises de mau humor, tudo em decorrência das madrugadas mais curtas.

Por isso, orienta-se que a população mantenha a sua rotina de horários. Por exemplo, se está acostumado a tomar café da manhã às 7h, faça essa refeição mesmo sem ter fome. Ou, se está acostumado a ir dormir por volta das 22h, vá para a cama neste horário, independentemente se está com sono ou não. Manter os mesmos horários ajuda a “reajustar” o relógio biológico. Especialistas também orientam a ingerir bastante água e fazer refeitos leves na primeira semana da mudança no horário.