Veículos de Comunicação

10

Hospital Auxiliadora recebe pela segunda vez selo ouro de qualidade

RCN Notícias entrevistou diretor e gerente administrativo da unidade

Eduardo Ottoni é o diretor administrativo do Hospital Auxiliadora - Valdecir Cremon/JP
Eduardo Ottoni é o diretor administrativo do Hospital Auxiliadora - Valdecir Cremon/JP

Pela segunda vez consecutiva o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora é contemplado com o selo ouro de qualidade. Em entrevista ao programa RCN Notícias da rádio Cultura 106,5 FM, Adenaldo Nunes e Eduardo Ottoni, o gerente e o diretor administrativo da instituição respectivamente, explicaram com detalhes do que se trata este selo e qual a importância que possui para a população de Três Lagoas e região.

Conforme Ottoni, o Auxiliadora, por meio de práticas de gestão, rotinas assistências e administrativas definidas, conseguiu, através do Compromisso com a Qualidade Hospitalar, CQH, o prêmio ouro de qualidade pela segunda vez. A instituição, que busca a excelência, desde 2013, recebeu a consultoria do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, CEALAG, ambos do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que há mais de 10 anos executa um programa de revitalização dos Hospitais Filantrópicos no Estado de São Paulo. A primeira avaliação iniciou em julho de 2013 e a instituição não conseguiu atingir a quantidade necessária de pontos. Mas em 2014 o hospital conquistou o primeiro selo outo de qualidade, atingindo 365 pontos.  A terceira visita foi feita juntamente com os consultores, formado por uma administradora, um médico e também uma enfermeira, ambos avaliadores com grande experiência em instituições de saúde. Participaram de todos os processos os consultores do CQH, Dr. Giovanni Di Sarno e Dr. Ricardo Oliva.

A avaliação apontou processos que podem ser aprimorados e destacou as melhoras que ocorreram no Auxiliadora como: ampliação do horário de visita para todos os pacientes – Visita Aberta; visita multiprofissional aos leitos de retaguarda e UTI; aumento do quadro de dois para sete médicos radiologistas; aumento do quadro de enfermeiras obstétricas, estabelecendo o horário para 06h00 a 24h00; compra de divãs para conforto das mães acompanhantes na internação pediátrica, participação no projeto Caravana da Saúde, realizando 160 cirurgias (geral, G.O e Ortopedia; aquisição de trollers e psico-box para dispensação de materiais e medicamentos no Centro Cirúrgico, reformas prediais em Unidades de Internação, aquisição de máquinas para hemodiálise, implantação de sala para cirurgias ambulatoriais, reforma do jardim das roseiras por meio de doação da empresa White Martins, beneficiando pacientes e colaboradores, continuidade na implantação do prontuário eletrônico, implantação da gestão por competência e entrevista de desligamento e continuidade da implantação das práticas de gestão voltadas para a segurança do paciente, inclusive da “cirurgia segura”.