Veículos de Comunicação

Funcionamento

Hospital Regional de Três Lagoas entra em funcionamento dia 15 de junho

Hospital Regional vai iniciar as atividades pelo atendimento do pronto-socorro pediátrico e ambulatorial geral

Unidade será inaugurada no próximo dia 15 de junho, aniversário de Três lagoas - Ygor Andrade/Assessoria/HR
Unidade será inaugurada no próximo dia 15 de junho, aniversário de Três lagoas - Ygor Andrade/Assessoria/HR

O Hospital Regional de Três Lagoas será inaugurado dia 15 de junho, aniversário de Três Lagoas. A unidade vai iniciar as atividades pelo atendimento do pronto-socorro pediátrico e ambulatorial geral.

Segundo o diretor do Instituto Acqua Organização Social- Instituto Acqua – Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental, Samir Sivieiro, o início dos serviços oferecidos foi definido pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a prefeitura, diante da demanda de atendimento pediátrico nesta área. 

O diretor geral do Hospital Regional de Três Lagoas, Demétrius Lago Pareja, destacou que a partir do dia 15 inicia-se também as consultas no atendimento ambulatorial clínico.  

Ao longo dos próximos meses, outras especialidades serão oferecidas, inclusive, com o funcionamento de 10 leitos de UTI pediátrica e 10 leitos para adultos, além do centro cirúrgico com o início das cirurgias eletivas. O diretor do instituto disse que o prazo para o hospital estar 100% funcionando é de seis a oito meses. Ele informou que todos os equipamentos foram adquiridos, mas ainda é preciso adaptar algumas salas para instalação dos aparelhos, como ressonância e tomografia. 

Essa primeira etapa do hospital está pronta e conta com 116 leitos. O governo, no entanto, vai autorizar ainda a construção da quarta etapa que será para atender maternidade e outras especialidades.

Ainda de acordo com os diretores, os profissionais médicos serão contratados por meio de empresas médicas de todo o país.  Quanto aos demais funcionários houve um processo seletivo e 150 profissionais já foram contratados e já começaram o processo de integração nesta semana. 

Ainda de acordo com os diretores, a direção está finalizando um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para que o hospital possa funcionar também como hospital escola. 

O Hospital Regional custou R$ 56,4 milhões, sendo R$ 21 milhões do Governo do Estado, e o restante do BNDES. As obras começaram em 2017 em uma área de 26 mil metros quadrados, às margens da BR-158, no Distrito Industrial, doada pelo empresário Magid Thomé Filho à prefeitura de Três Lagoas. Em homenagem ao pai do empresário, a unidade foi nominada de Hospital Regional Magid Thomé. 

O Hospital Regional será referência no atendimento de média e alta complexidade para os moradores de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria e Três Lagoas.