Maior SUV da Hyundai, o Santa Fe de quarta geração teve a sua primeira imagem oficial revelada pela montadora, no início do mês, em ação dirigida a acionistas, ao mercado e à imprensa especializada. E o que sobrou disso foi a certeza de que a fabricante sul-coreana aposta alto no segmento.
O lançamento oficial do modelo está previsto para março, no Salão de Genebra (Suíça). Até lá, o mercado terá de se contentar com belas imagens do carro e informações técnicas.
Ao público, alguns números devem passar despercebidos. O o novo Santa Fe tem 4,770 m de comprimento e 1,890 m de largura. Significa que o SUV é oito centímetros mais longo e um centímetro mais largo do que o atual. Outro detalhe é um entre-eixos mais longo, embora a medida exata não tenha sido revelada pela marca com as imagens.
O fabricante também não divulgou detalhes da mecânica e a lista de equipamentos desta quarta geração, como fez no lançamento da versão anterior. Mas revelou que o Santa Fe será o primeiro carro da marca a contar com um monitor de tráfego cruzado na traseira capaz de impedir colisões. Outro item presente será um sistema capaz de impedir a abertura das portas ao detectar um carro vindo de trás.
A central multimídia tem diversas funções e conta, inclusive, com um sistema de voz inteligente, que usa Inteligência Artificial.
Quanto ao motor, na Europa, serão três opções: o 2.2 diesel de 197 cv e os novos 2.0 diesel e 2.0 turbo a gasolina. Todos serão acompanhados de um câmbio automático de oito marchas. A tração será integral e contará com um sistema de inteligência para se adaptar a qualquer tipo de terreno.
Resta saber se todo esse novo pacote de tecnologia estará presente nas versões que serão vendidas no Brasil. Sobre isso, a fabricante também não falou.