O horário e o local permanecem os mesmos, às 19h, no centro cultural “Prof. Irene Marques Alexandria”, localizado na esquina da rua Paranaíba com a rua Alexandre Costa.
“O motivo do adiamento foi o jogo de estréia do Misto E.C. na Copa do Brasil. Entendemos que este fórum é muito importante para Três Lagoas e, em virtude disso, achamos por bem não dividir as atenções entre o jogo e o fórum. Se mantivéssemos essa data, prejudicaríamos os dois eventos”, explicou a diretora de cultura, Vickie Vituri.
Fórum
O Fórum é uma organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem por objetivo fomentar ações e planejar estratégias culturais junto à população de Três Lagoas.
Para o primeiro evento, o foco principal é montar grupos de estudos para planejar a melhor forma de estruturar vários segmentos artísticos, como a criação de um museu na cidade. Para isso, a secretaria conta com a presença da população e pessoas relacionadas com qualquer segmento de manifestações artísticas.
Na primeira ata de reunião sobre o evento, datada 04 de fevereiro, presidida pelo Secretário de Educação e Cultura, Mário Crespan, buscou-se chegar ao acordo quanto ao anseio da população a atividades culturais. Foi decidido também, que as reuniões ordinárias seriam bimestrais e as extraordinárias quando necessárias.
Para este primeiro Fórum, a abertura será proferida pelo professor Nilo Capelo Sobrinho, com objetivo de subsidiar os participantes para as discussões em grupo. A UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) participará do evento com um grupo de docentes, para discorrer sobre o a criação do museu municipal.
“O I Fórum Permanente de Cultura é dedicado a cultura popular. Por isso, contamos com a participação de todos os três-lagoenses para podermos colocar em prática os eventos culturais na cidade”, afirmou Mario Crespan.
Três grupos culturais locais, ainda a ser definido, vão realizar o show de abertura desse primeiro Fórum Permanente.
Reuniões e eventos como este, estão no plano de metas da prefeita Simone Tebet para este próximo mandato.
“A participação da população é de fundamental importância. Por isso deixo o meu convite a todos, para juntos desenvolvermos estratégias culturais”, finalizou o secretário.